CP I “Vamos procurar dar um clique a este grupo”

João Nívea, de 30 anos, foi apresentado esta quarta-feira como treinador do BC Branco até final da fase de acesso â Liga 3, sucedendo no cargo ao destituído Pedro Barroso. Depois de ter salvo da despromoção já esta época o Juventude de Évora nas últimas seis jornadas, com um calendário de enorme exigência, o ex-adjunto de Filipe Moreira e Hugo Martins no Sertanense, chega ao Vale do Romeiro imbuído de ambição, reconhecendo ter “muito a ganhar” com esta entrada no emblema albicastrense.

A seu lado tem os adjuntos Luís Graça, Miguel Bragança (preparador físico), André Coelho e Rui Pedro (treinador de guarda-redes).

Tem aqui um enorme desafio?

“Antes de mais, é uma honra entrar num clube que é um baluarte do desporto na Beira Baixa. Já estive noutro que muito respeito, o Sertanense. Mas para mim é clara a dimensão do BC Branco. Quando surgiu a oportunidade, num processo muito acelerado, ponderei e tudo apontou para um passo bom. Complicado? Sem dúvida. Mas venho de um (Juventude de Évora) bem mais difícil. A pressão de descer é maior. Aqui há uma pressão que é positiva, na perspetiva de subirmos um patamar competitivo. Vamos procurar dar um clique a este grupo”.

O BC Branco tem um calendário complicado e… 1 ponto em 6 possíveis…

“Dependemos de nós próprios. Isso é bom. Obviamente que seria preferível jogar em formato de casa e fora. É verdade que são três deslocações difíceis. Vamos preparar tática e estrategicamente a equipa para poder pontuar em todos elas. Deixo uma garantia: vamos ter muita garra!”.

Vê qualidade no seu plantel?

“É um plantel que foi feito numa base de continuidade. Mesmo estando noutros clubes, procuramos conhecer o mais possível o futebol. Conheço esta equipa. Tem jogadores com quem já nos cruzamos noutras paragens e outros como adversários. Tenho perfeita noção da qualidade individual que aqui existe. Hoje (quarta-feira) comecei a olhá-los nos olhos. A perceber o que me podem dar, para a partir daí tirar ilações e colocar as peças em seu sítio”.

Tem mais a ganhar do que a perder, concorda?

“Percebo a ideia. Venho, como disse, de um desafio onde a pressão era negativa. Em seis jogos, defrontámos fora o 2º, 3.º, 4º e 6.º classificados. Aqui é um cenário de subida, com apenas quatro jogos, mas a dependermos de nós. Vamos viver dia a dia e no derradeiro compromisso, quando partirmos para o último jogo, ver que contas nos estão reservadas.

De outra forma: é o maior desafio da sua carreira

“Acho que o maior desafio da minha carreira, até aqui, foi ter estado quase quatro meses sem receber no Vilafranquense. Isso sim! São desafios extremamente complicados. Este em Castelo Branco é estritamente desportivo. E é para eles que os treinadores cá estão. Lido com isso com alguma naturalidade”.

Vai proceder a muitas mexidas? Tem ‘escola’ de sistema de três centrais, com Filipe Moreira e Hugo Martins…

“No domingo veremos que BC Branco teremos a nível tático e estrutural. Está tudo em aberto. Há dois caminhos: aproveitar o que tem sido feito ao longo de mais de um ano, ou mudar e implementar imediatamente as minhas ideias. Posso querer ir para outra situação… Conhecemos bem o Caldas, com o Zé Vala há muitos anos à frente da equipa. É um conjunto que não oscila em função dos adversários. Tem o seu registo e não abdica dele”.

Curiosamente, um treinador (Hugo Martins) com quem já esteve por mais de uma vez, foi “quem lhe abriu” as portas do BC Branco

“Tenho um carinho muito especial pelo Hugo. Foi ele que me abriu as portas do futebol sénior, no 1.º de Dezembro. Reencontramo-nos, posteriormente, na Sertã. Aí fiz um bocadinho o papel inverso. E, realmente, ironia do futebol. Foi a vitória do seu Loures em Castelo Branco que abriu esta possibilidade. Vai ser um prazer defrontá-lo. Mas será em noventa minutos adversário. Como qualquer outro. A pressão técnica é ótima. É isso que nos faz ter sempre o sangue na guerra. Conheço bem a ideia de jogo do Hugo Martins”.

Artur Jorge (Jornal Reconquista)

Você pode deixar um comentário, ou um link a partir do seu site.

Escreva um comentário

Tem de efectuar log in para comentar o artigo.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163