AF.Coimbra I Os goleadores da AF Coimbra

Não se cansam de fazer golos. A verdadeira meta do futebol é essa mesmo. Introduzir o esférico no fundo das redes para gáudio dos amantes da modalidade. É precisamente isso que Miguel Costa (Moinhos), Salim Cissé (Carapinheirense) e Ricardo Lopes (Poiares) têm feito nos principais campeonatos da Associação de Futebol de Coimbra (AFC).
Estes atletas lideram a lista de melhores marcadores das provas onde participam. O objetivo individual dos mesmos é permanecer no topo dos goleadores. “É sempre um objetivo individual de um ponta de lança”, afirmaram os três numa entrevista concedida ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Na Divisão de Honra, estão concluídas 15 jornadas, e curiosamente, os melhores marcadores (dois atletas com 10 golos apontados) são jogadores de duas equipas que estão na segunda metade da tabela.
O Moinhos encontra-se na 13.ª posição da tabela e tem em Miguel Costa uma das principais razões na conquista de 15 pontos. O avançado de 21 anos fez 50 por cento dos tentos do Moinhos no campeonato.
“Tenho sido um jogador frio no momento da finalização. Para além disso, tento trabalhar muito para a equipa. O treinador pede muito para me meterem a bola na profundidade porque também considera que sou forte nesse momento do jogo”, disse, acrescentando que o golo diante o Marialvas foi o mais especial (apontado nos últimos minutos) e o tento frente ao Nogueirense foi o mais bonito (livre direto).
Mais acima na tabela (10.º lugar) está o Carapinheirense. O ponta de lança Salim Cissé é o homem-golo da equipa que veste de azul e branco. Com passagens por várias equipas profissionais (como Sporting e Académica), o atleta considera que todos os golos têm sido especiais.
“Não posso escolher um golo mais bonito ou mais difícil. Todos são especiais porque não é fácil marcar”, disse, referindo que encontra no jogo aéreo uma das principais valências.
“Sou forte a cabecear. Também gosto de estar de costas para a baliza e girar para finalizar porque é um momento que considero forte em mim”, apontou.
O avançado não descartou a hipótese de voltar a um campeonato profissional: “Já tenho 30 anos mas se tiver a oportunidade, porque não”.
Na 1.ª Divisão da AFC, Ricardo Lopes (mais conhecido por Ricky), apresenta números astronómicos. Depois de ter sido o melhor marcador da última época, o ponta de lança, em 14 jornadas, (do presente campeonato) já leva 24 tentos.
O avançado de 38 anos realçou que a experiência tem sido fulcral. “Quando era mais novo conseguia ajudar mais na construção de jogo, vir atrás e servir os meus colegas. Hoje já sou mais um jogador de área. Antes rematava por rematar. Sinto que já tenho aquela matreirice que a experiência nos dá. Sou mais frio e mais cauteloso na hora de rematar”, disse.
O ponta de lança considera que é importante fazer golos mas diz não viver obcecado com isso: “O mais importante é a equipa”.

Afonso Pereira Bastos (Diário As Beiras)

Você pode deixar um comentário, ou um link a partir do seu site.

Escreva um comentário

Tem de efectuar log in para comentar o artigo.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163