AF.Santarém I União de Tomar goleia Alcanenense

Regresso às vitórias… com goleada! O U. Tomar bateu o Alcanenense por expressivo 5-0, na manhã de hoje, domingo, em jogo a contar para a jornada 11 do principal campeonato distrital.

Depois do empates caseiros frente a Mação (2-2) e Ferreira do Zêzere (2-2) e da derrota em Fazendas de Almeirim (1-0), os unionistas voltaram aos sucessos no primeiro compromisso de 2021… e mantém, por isso, a esperança de continuarem a lutar pelo título distrital.

Este embate começou com uma grande oportunidade para o Alcanenense, logo no minuto 3: passe longo do capitão Filipe Faia e Abulai Sanhá, mais forte que Nuno Rodrigues, ficou isolado e atirou… por cima da baliza!

Abulai ainda voltou a ameaçar ao minuto 11, num lance semelhante, mas finalizou… ao lado!

Dois sustos que obrigaram o U. Tomar a acertar as marcações defensivas. Os unionistas passaram a dominar… e, com superior eficácia no ataque, ganharam significativo avanço no marcador: no minuto 12, num lance de insistência pela esquerda, Tiago Vieira atirou cruzado, sem hipóteses de defesa para Francisco Esteves; volvido apenas um minuto, cruzamento da esquerda de Tiago Luzio, alívio da defesa alcanenense e, da zona frontal, o costa-marfinense Siaka Bamba (na foto) rematou… colocando a bola junto ao poste esquerdo da baliza de Esteves (2-0).

Os dois golos, quase seguidos, deram mais confiança à equipa unionista… e, pelo contrário, quebraram um pouco o ânimo do adversário.

E o triunfo do U. Tomar ficou ainda mais perto já no início do período de compensação da primeira parte: insistência pela esquerda (depois de um canto na direita), cruzamento rasteiro de Leandro Filipe e Nuno Rodrigues, na pequena-área, tocou a bola para dentro da baliza (3-0).

Com duas alterações ao intervalo, a equipa visitante criou mais uma oportunidade logo a abrir o segundo tempo: livre, na esquerda, e o central Gabriel Silva, de cabeça, finalizou… ao lado!

Contudo, apesar da meritória tentativa de reação do adversário, o U. Tomar arrumou a questão ao marcar o quarto golo (4-0), no minuto 67: cruzamento da direita, de Cláudio Major, e Siaka Bamba, ao segundo poste, de cabeça, fez um chapéu perfeito ao guardião Esteves.

Já depois de novas alterações (nas duas equipas), o Alcanenense dispôs de excelente oportunidade para reduzir a diferença, no minuto 81: numa grande penalidade, por falta de Tiago Lourenço sobre Adilson, Nuno Ribeiro travou o remate de Rachide.

A goleada unionista foi concluída a dois minutos do final do tempo regulamentar, por Siaka Bamba… que completou assim o seu hat-trick: passe longo (por alto), toque de cabeça… e o costa-marfinense, nas costas da defesa, desviou a bola do guarda-redes e fixou o 5-0 final.

Com este triunfo (o quinto em 11 jornadas; soma ainda quatro empates e duas derrotas), o U. Tomar subiu ao quarto lugar, com 19 pontos, ultrapassando Alcanenense, Mação e Fazendense. Quando faltam ainda quatro jornadas para terminar a primeira volta, a equipa tomarense reduziu, para oito pontos, a distância para o líder Coruchense… que tem também já significativo avanço (sete pontos) sobre os segundos classificados, Cartaxo e Abrantes e Benfica.

Outro resultado desta jornada 11: Rio Maior-Moçarrriense, 0-1; Entroncamento-Amiense, Glória Ribatejo-Cartaxo, Samora Correia-Ferreira Zêzere, Torres Novas-Riachense, Coruchense-Mação e Fazendense-Abrantes Benfica foram adiados.

No próximo dia 17 de janeiro, possivelmente também em horário matinal (11h00), o U. Tomar desloca-se a Abrantes, para a ronda 12 do campeonato distrital.

Rádio Cidade de Tomar

Você pode deixar um comentário, ou um link a partir do seu site.

Escreva um comentário

Tem de efectuar log in para comentar o artigo.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163