FPF e autarquia de Pombal juntos pelo desenvolvimento do Futebol

O Presidente da FPF, Fernando Gomes, assinou, ontem, na Câmara de Pombal, um contrato de desenvolvimento desportivo com o Município de Pombal, representado pelo seu Presidente Diogo Mateus, e AF Leiria que permitirá que as inscrições dos atletas dos clubes deste concelho passe a ser integralmente suportada pela Câmara de Pombal.

A medida, absolutamente pioneira no distrito, vai permitir que os clubes amadores de Pombal não tenham de assumir qualquer custo nas inscrições dos seus jogadores. O concelho de Pombal tem cerca de 2 mil praticantes de futebol e futsal federados que passam a estar abrangidos por esta medida.

Em declarações depois da cerimónia muito concorrida, Fernando Gomes sublinhou a importância deste contrato-desenvolvimento: “Gostaria de agradecer à Câmara Municipal do Pombal pela visão que revelou na assinatura deste protocolo. Esta medida, por um lado, vai contribuir para um desenvolvimento muito mais sustentado dos clubes deste concelho, libertando-os de custos que, na sua maior, parte estavam alocados ao futebol de formação. Por outro, e através da nossa parceria com as escolas do concelho, vamos poder formar melhor e generalizar ainda mais a nossa base de recrutamento, integrando o futebol e futsal escolar na família do futebol federados”, explicou.

Recorde-se que esta segunda-feira, a FPF, Município de Pombal e AF Leiria comprometeram-se igualmente incrementar e a generalizar ainda mais a prática do futebol no Pré-Escolar através do ABC do Futebol, e no 1.Ciclo com a pratica do Futebol de Rua, em articulação com os Agrupamentos de Escolas de Pombal.

O Presidente da FPF mostrou-se ainda ambicioso em relação ao alcance global deste plano e o seu contexto estratégico: “Queremos generalizar este exemplo de boas práticas em todos os concelhos do País. Estas medidas estão inseridas no objetivo estratégico de incremento do número de praticantes de futebol e futsal no País. Os nossos índices de prática desportiva ainda são muito inferiores aos dos nossos congéneres europeus e estamos muito empenhados em alterar este panorama”, finalizou.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, referiu que “dos 2500 atletas habitualmente beneficiários dos apoios da concelhia, 1300 são atletas de futebol e 400 de futsal o que atesta bem a importância desta modalidade no nosso concelho.

O autrarca destacou que: “Hoje é uma data importante porque, sem nos querermos substituir aos clubes, procuramos saber de que forma é que podíamos reduzir os custos anuais que sempre pagaram de inscrições e que era uma parte importante do que já recebiam da autarquia. Sabíamos o esforço que precisavam de fazer todos os anos. Esta medida vai permitir aumentar a liquidez dos nossos clubes. Os nossos clubes vão receber o mesmo que recebiam sem ter de pagar as inscrições.”

FPF

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163