Fátima eliminado nas grandes penalidades

O jogo começa como era de esperado. Duas equipas com esquema e processos de jogo bem diferentes. Os forasteiros com um futebol mais trabalhado, com mais posse de bola e a jogar no meio campo adversário, enquanto que os da casa, com as linhas mais baixas, jogavam na expectativa e na procura do contra golpe.

O tempo foi avançando sem que o Fátima conseguisse impor o seu jogo, denotando grandes dificuldades em encontrar os espaços e a inspiração nos flancos para chegar com perigo à área abrantina, ficando muitas vezes com a opção de jogar para o lado ou para trás. Nota para as prestações de Bruno Heleno, André Sousa, Jorge Neves e Laranjeiro, que durante os 90 minutos mostraram algo mais que os restantes. A União Abrantina, mais preocupada em manter-se sólida defensiva e tacticamente, não se expunha muito e em transições rápidas, em especial por Miguel Seninho, Barrocas e Hélio Ocante, ia dando um ar da sua graça, embora diga-se em abono da verdade, na primeira parte não tenha criado grande perigo na área fatimense.

Numa primeira parte sem grandes lances de perigo junto das balizas, destaque para dois lances. À passagem da meia-hora, Cédric de cabeça, em queda e num bom gesto técnico, levou a bola a beijar a barra de André Pereira e a dois minutos dos 45, Leandro na cobrança de um livre direto acerta no poste esquerdo da baliza do guardião abrantino.

Com 0-0 ao intervalo, esperava-se com alguma expectativa pelo reatamento, pois tem sido hábito a equipa da casa ter algumas distrações comprometedoras nessa fase e também é nos instantes iniciais da segunda parte que o Fátima tem marcado algumas vezes.

E foi isso mesmo. Nem um minuto tinha passado e já o Fátima marcava. Cruzamento da direita do ataque de Fátima para o coração da área adversária, André Pereira parece-nos não ter medido bem a trajetória do esférico, aparecendo Leandro a cabecear fácil para o fundo das redes da casa, abrindo o ativo no Estádio Municipal de Abrantes.

Com o Fátima em vantagem pensou-se que o mais difícil estivesse feito e que a partir daí o líder do Campeonato arranca-se para uma exibição tranquila e com mais golos, aproveitando algum eventual desacerto e desorientação caseira. Puro engano. Não era tarde de Fátima (esgotaram-se neste lance as oportunidades claras de golo do Fátima) e foi nessa altura que para além dos três mencionados acima (Seninho, Barrocas e Hélio), começaram a aparecer mais no jogo Diogo Rosado, João Martins e Bexiga.

Aos 57 minutos, surge o aviso azul. Miguel Seninho, no bico da pequena área, descaído para a direita, só com o guardião fatimense, permite que Hélio brilhe. Um minuto volvido, André Sousa, atrasa mal para o seu guardião, Hélio Ocante interceta o passe e faz o golo do empate.

Com o empate no marcador, entrou-se numa toada mais calma na partida, voltando os lances mais emotivos a surgir nos últimos dez minutos. Ao minuto 80, Diogo Rosado vê Hélio negar-lhe o golo por duas vezes. A primeira após um remate forte e colocado de fora da área, o guarda-redes de Fátima com a ponta da luva desvia para canto e na sequência do canto, Diogo Rosado à entrada da pequena área cabeceia como mandam as regras (de cima para baixo), mas Hélio com nova excelente intervenção atira para canto, de onde nada resultou.

O Fátima entrava numa toada de cruzamentos consecutivos, tentando tirar partido da maior altura dos seus atacantes face aos defesas contrários, mas sem grande sucesso. Os últimos cinco minutos foram de maior domínio forasteiro, no entanto a defesa abrantina foi conseguindo congelar o ímpeto visitante.

Com cinco minutos de compensação, Afonso Silveira deu por terminados os 90 minutos regulamentares, sendo o vencedor da eliminatória encontrado no desempate das grandes penalidades.

Naquilo que dizem ser uma lotaria, mas que afinal é um gesto técnico que se treina como qualquer outro (executante e guarda-redes), levaram a melhor os da casa, não desperdiçando nenhuma penalidade, ao passo que Cédric atirou ao lado.

Empate certo no final dos 90 minutos e vitória nas grandes penalidades de quem mostrou ser mais eficaz da marca de 11 metros

Estádio Municipal de Abrantes

Árbitros: Afonso Silveira, Adriano Sousa e João Torre

União Abrantina
André Pereira, Abílio, Toni, Manuel Vitor, João Rui, João Martins, Diogo Rosado, Barrocas, Bexiga, Miguel Seninho e Hélio Ocante

Suplentes: Monteiro, Chico, Topa, Moita e Cartaxo

Treinador: Paulo Fernando está castigado tendo sido substituído por Edgar Martins.

CD Fátima

Hélio, André Sousa, Bruno Heleno, Leandro (Fáio Coça), Rui Ferreira (Abdullah), Jorge Neves, Ednilson (Vasco Gonçalves), Ivan, Cédric, Luisito e Laranjeiro

Suplentes: Nuno Ribeiro, Fábio Coça, Abdullah, João Martins, Miguel Neves, Imran e Vasco Gonçalves

Treinador: João Henriques

Marcadores: Hélio Ocante (58′) ; Leandro (46′)

mediotejo.net

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163