Sporting Clube Pombal conseguiu uma importante vitória em Mortágua, no distrito de Viseu, contra o último classificado. Apesar de tudo, a turma de Nuno Pereira sentiu dificuldades tendo, contudo, averbado os três pontos que lhe permite estar na frente da classificação, com os mesmos pontos que Sourense e Vit. Sernache.
Logo na primeira jogada do encontro, os mortaguenses viram o árbitro negar-lhes uma grande penalidade quando um defesa pombalense desviou a bola com a mão. Na resposta, Jambé fez uma das muitas grandes defesas da tarde, anulando as pretensões de Pedro Emanuel. Ficou o aviso, pois o avançado, aos 12 minutos, não perdoou e colocou a sua equipa a vencer. O Mortágua reagiu na tentativa de anular a vantagem do opositor. Aos 21 minutos, na sequência de um livre, os visitados estiveram na iminência de concretizar, mas a bola saiu por cima da barra. Aos 33, 38 e 41 minutos, os locais conseguiram óptimas ocasiões de marcar, mas a finalização continuou a ser o calcanhar de Aquiles da formação de Mortágua. Num contra-ataque do Sp. Pombal, Jambé evitou de novo o segundo golo dos visitantes, com uma excepcional defesa. Ao intervalo, o resultado era algo injusto para o Mortágua já que criou situações suficientes para não estar a perder nos primeiros 45 minutos.
Na segunda parte, o Sporting de Pombal rectificou as marcações e conseguiu estancar um pouco a toada atacante dos locais. O treinador Maná, a perder e com menos uma unidade em campo por expulsão de Amaral, que viu o segundo amarelo, fez alterações na equipa na tentativa de chegar ao golo. Tratou-se de uma operação que quase sortiu efeitos práticos e rápidos, por intermédio de Daniel, valendo a defesa apertada de Nelson. Com o Mortágua a esbanjar, aproveitou o Sp. Pombal para aumentar a vantagem e, assim,
inviabilizar qualquer tentativa que os donos da casa ainda pudessem usufruir.No final, os visitados não conseguiram disfarçar a enorme frustração, pois ainda não foi desta que o Mortágua conseguiu vencer na prova. A arbitragem teve um mau trabalho, sobretudo por não ter assinalado penálti favorável ao Mortágua no início do encontro.
Estádio da Gandarada, em Mortágua
Árbitro: André Nélson (AF Vila Real) assistido por Israel Lopes e António Trindade.
Mortágua: Jambé; Mauro, Fábio (Daniel, 57′), Lebres e João Rosas; Xirola, Carlos Gomes e Diogo (Germano, 70′), Baresi (Carlos Almeida, 77′), Amaral e Carnoto.
Suplentes não utilizados: João Fonseca, Gravata, Hugo Jorge e Robinho.
Treinador: Maná
Sp. Pombal: Nelson; Lagoa, Paulo (Mauro Eustáquio, 77′), Ruben e Micas; Sousa, Miguel Xavier e Cepeda; Rica, Pedro Emanuel e Jardel (Jusi, 65′).
Suplentes não utilizados: Angêlo, Fábio e Costa
Treinador: Nuno Pereira
Ao intervalo: 0-1
Golos: Pedro Emanuel (12′) e Bruno Cepeda (91′)
Ação Disciplinar: Cartão amarelo a Sousa (15′), Amaral (30′ e 65′), Carnoto (44′), Xirola (49′), Miguel Xavier (58′), Emanuel (79′) e Cepeda (85′).
Diário de Leiria