CP I Um início atribulado deu lugar a prenda de Natal no Guarda FC

Forte, Fria, Farta, Fiel e Formosa são os cinco “efes” que moldam a identidade da Guarda, num Portugal que outrora também era associado a fado, Fátima e… futebol, mas o desporto-rei não tem histórico de grande sucesso na cidade mais alta do país. No entanto, o Guarda FC, fundado em julho de 2019, está a tentar mudar esse paradigma. Após cinco épocas de existência, logrou chegar da II Distrital da Guarda ao Campeonato de Portugal O início foi atribulado, com duas vitórias e seis derrotas nas primeiras oito jornadas, mas desde então tem sido sempre a somar: três triunfos consecutivos e um empate, sem golos, no domingo passado, na receção ao líder Leça FC.

Ricardo Barão, o treinador, explica a melhoria com a estabilidade de uma equipa que começou a jogar com reforços a conta-gotas. “Começámos o pré-época tarde e fomos disputar a Supertaça da Beira Interior, frente ao Alcains, somente com 11 jogadores na ficha de jogo. Até à terceira/quarta jornada andávamos à procura de reforços, assentámos, e a partir daí as coisas começaram a correr como queríamos”, explica. O técnico adaptou-se à realidade de um clube onde “tudo é novo”. “Só existimos há cinco anos. É um clube moderno, mas onde é tudo novo: materiais, fisioterapia, etc… É uma boa aventura, mas as coisas estão a começar a estabilizar”, reforça.

Passar o Natal no oitavo lugar da Série B é uma prenda “completamente merecida” e os atuais 16 pontos eram uma meta pré-estabelecida. “Vamos fazer mais pontos na segunda volta do que na primeira. O nosso objetivo era a permanência, pensámos em acabar a primeira volta [falta uma jornada] com 15 ou 16 pontos, e somar um pouco mais na segunda volta. O objetivo está feito e agora é continuar a pontuar. Não podemos olhar para cima, pois temos de saber quem vem atrás e está perto de nós”, avisa, aludindo aos 16 pontos da equipa, que dista somente um ponto da linha de água.

João Maia (O JOGO)

Você pode deixar um comentário, ou um link a partir do seu site.

Escreva um comentário

Tem de efectuar log in para comentar o artigo.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163