CP I Eficácia decidiu vencedor do encontro

Com o regresso do público às bancadas do Campo de Jogos Dr Marques dos Santos, ainda que com restrições impostas pela Autoridade de Saúde, regressou também à Sertã o ambiente de festa e entusiasmo característico das manifestações desportivas.
A claque Peste Negra, afeta à equipa da casa, mostrou que não perdeu o jeito durante o confinamento e os seus cânticos fizeram-se ouvir em apoio constante à equipa liderada por Natan Costa, num dia de estreia em que a equipa apresentava muitas caras novas.
Mas foi de livre direto que o Sertanense se abeirou da baliza insular pela primeira vez. o livre, ainda longe, descaído pelo lado esquerdo foi batido com muito perigo para a área. A defensiva visitante resolveu a contento, afastando o esférico e lançando um venenoso contra ataque.
Antecipou-se o guarda redes Daniel Azevedo e esconjurou o perigo, agarrando à segunda tentativa. Estava dado o aviso. O Fontinhas, apesar da postura defensiva, iria apostar no contra golpe.
Aos 14 minutos o Sertanense voltou a criar embaraços aos visitantes, novamente de livre direto. Assinalado perto do meio campo, junto à lateral esquerda permitiu a cabeçada de Matheus Barbosa que o guarda redes costa marfinense do Fontinhas, Fabrice Okoua, agarrou nas alturas, escudado nos seus quase dois metros.
O contra ataque foi lançado de imediato e voltou a valer a atenção e determinação do guarda redes Daniel Azevedo que saiu a pontapé fora da sua área de influência.
A resposta da equipa da casa não se fez esperar e Jamerson Bahia foi à linha de fundo, pela esquerda, cruzar atrasado para o remate forte de Matheus Barbosa. O bom entendimento dos brasileiros não foi suficiente para surpreender Okoua que executou uma defesa de grande qualidade.
Ao maior pendor atacante do Sertanense respondia o Fontinhas com grande rigor defensivo, espreitando sempre uma hipótese de contra atacar. Mas só os livres lhe deram alguma esperança de bater o guarda redes Daniel.
Aos 18 minutos o livre, batido da direita, desviou na barreira dificultando o trabalho da defensiva caseira que, no entanto, afastou. Dois minutos depois uma infração descortinada pelo árbitro aveirense Álvaro Santos levou Itto Cruz para uma zona frontal, perto da área. O remate colocado foi afastado com os punhos pelo guarda redes Daniel.
As resposta do Sertanense foi imediata e numa reposição lateral Luís Martins colocou longe, no coração da área. A defensiva dos ilhéus foi pouco eficaz e Jamerson Bahia recolheu o esférico ainda fora da área e embalou, entrou na zona de tiro, enquadrou-se e rematou forte mas por cima, muito perto do travessão.
Aos 24 minutos, com o jogo muito intenso, Rafa Pinto cruzou largo a partir da ala esquerda e do lado oposto Mauro Santos encheu o pé e visou a baliza de Okoua. O forte remate passou muito perto do poste.
Já para lá da meia hora de jogo o Sertanense voltou a levar perigo à baliza dos visitantes. Muacir conseguiu isolar-se na cara do guarda redes Okoua. Não conseguiu desfeitear o gigante costa marfinense mas o árbitro auxiliar também já tinha dado a sinalética de posição irregular, anulando a jogada.
Aos 38 minutos, com os jogadores a pensaram no descanso, o guarda redes do Fontinhas, sob ameaça de Mauro Santos, pontapeou o esférico e conseguiu lançar o contra ataque por Aliu Ronaldo. Valeu a atenção de Daniel Azevedo que adivinhou o lance e chegou primeiro.
Com o intervalo a aproximar-se a passos largos os visitante beneficiaram dum livre a cerca de 35 metros da baliza sertaginense, em zona frontal. Chamado à conversão, Vítor Miranda “tirou um coelho da cartola”.
O remate colocado levou o esférico a entrar na interceção da trave com o poste do lado direito do guarda redes Daniel Azevedo, impotente para esboçar sequer a defesa.
Este golo solitário da equipa que pouco atacou veio complicar as aspirações da equipa de Natan Costa que reagiu de imediato mas foi para o descanso a perder de forma inglória.
Natan Costa, ainda lançou o nigeriano Tony Obonogwu no lugar de Rodrigo Martins antes do descanso, e procurava que os seus jogadores fossem mais eficazes e coroassem a boa exibição com os almejados golos que permitissem fazer a “remontada”.
O segundo tempo começou com um centro remate a partir do corredor direito de Matheus Barbosa que quase traia o guarda redes visitante. Fabrice Okoua viu o esférico “tirar tinta” do travessão da sua baliza.
Respondeu o Fontinhas com um passe longo para a área da equipa da Sertã onde um choque entre jogadores foi sancionado como falta atacante pelo árbitro da partida.
A equipa da Praia da Vitória continuava remetida a defesa porfiada da vantagem conquistada ao cair do pano para o descanso, tentando sacudir a pressão com passes longos para as escassas referência ofensivas. Foi o que fez aos 56 minutos mas o guarda redes Daniel estava atento.
A equipa da casa respondeu com um lance de muito perigo. Tony Obonogwu cabeceou em “amortie” deixando o guarda redes Okoua batido. Estava, no entanto, a bandeirola levantada, assinalando posição irregular.
Pouco depois, à hora de jogo, no seguimento da conversão dum canto favorável ao Sertanense, Mauro Santos cabeceou ao lado com muito perigo.
A equipa da Sertã continuava a produzir futebol de ataque e só a defesa porfiada da equipa da ilha Terceira e alguma infelicidade não concretizava as várias situações atacantes em golos.
Aos 64 minutos Matheus Barbosa voltou a rematar por cima na cobrança dum livre direto em zona frontal. No minuto seguinte o jogador brasileiro assistiu na perfeição Mauro Santos que, na cara de Okoua, chegou ligeiramente atrasado.
O guarda redes Okoua viu a cartolina amarela aos 65 minutos por demora na reposição do esférico em jogo. Pouco depois tentou sair a jogar com os pés da sua área aproximando-se da linha de meio campo. Levou a iniciativa longe de mais e um jogador da casa ganhou-lhe o esférico, lançando o contra golpe.
O guarda redes continuou fora da baliza, tentando desarmar o portador da bola. O sertaginense acabou derrubado, o árbitro assinalou a infração, mostrando o cartão amarelo a Vítor Miranda! A falta pareceu ser de Okoua que veria o segundo amarelo, sendo excluído, Não foi esse o entendimento do juiz aveirense, deixando o banco do Sertanense à beira dum ataque de nervos.
A equipa de Natan Costa continuava a acreditar na reversão do resultado e com boas combinações com constantes ataques à profundidade por ambas as alas ia criando embaraços à bem escalonada defensiva insular.
Dispôs de soberana oportunidade para empatar à passagem do minuto 71. Tony Obonogwu recebeu no coração da área, em posição privilegiada, e rematou forte para enorme defesa de Fabrice Okoua. Neste duelo de africanos o guarda redes voltou a brilhar.
Aos 74 minutos, contrariando a superioridade atacante da equipa da casa, Breno, com apenas nove minutos em campo, arrancou direito à baliza sertaginense sem que ninguém lhe movesse perseguição. À saída de Daniel Azevedo rematou em arco para o lado esquerdo do guarda redes aumentando a contagem.
Com mais este “balde de água fria”, e com 15 minutos para jogar, os pupilos de Natan Costa deram uma enorme lição de caráter: não baixaram os braços e voltaram a dispor dum punhado de ocasiões para reduzir.
Aos 78 minutos valeu o corte da defensiva do Fontinhas a esconjurar um “venenoso” cruzamento para a zona da marca de penalti.
Aos 82 Jamerson Bahia tentou surpreender com um remate espontâneo, de longe. Passou perto dos ferros à guarda de Okoua. Voltou a tentar aos 88 minutos, de livre direto, não obtendo o resultado desejado.
Entretanto o árbitro da partida concedia cinco minutos a título de compensação e no último deles Muacir teve nos pés uma soberana ocasião de golo. Na cara de Okoua permitiu nova intervenção do guarda redes visitante que terá sido, porventura, o melhor em campo.
O apito final carimbou uma derrota amarga e injusta para a equipa da casa que deixou uma excelente imagem, muito aplaudida pelos adeptos. O Fontinhas foi feliz mas teve muito mérito na forma como defendeu e teve uma tremenda eficácia atacante.
Arbitragem sem grandes problemas. O lance do guarda redes Okoua, que poderia ditar a sua exclusão, deixou muitas dúvidas.

Texto e foto: Jorge Santiago (mediotejo.net)

Campo Jogos Dr. Marques dos Santos, Sertã
Árbitro Álvaro Santos (AF Aveiro)

SERTANENSE 0
Daniel Azevedo; Matheus, Marco Fernandes, Luís Martins (Kevin, 58), Mauro Santos, Moacir, Rafa Pinto (Leão, 83), Vitor Pisco, Rodas (Anthony, 85), Ibouka (Pimenta, 90+4) e Bahia
Treinador Nathan Costa

FONTINHAS 2
Okua; Diogo Martins, Addico, Prince, Moniz, Moisés (Freitas, 67), Alu (Rego, 90+1), Miranda, Camará, Medeiros (Peixoto, 73) e Cruz
Treinador Pedro Lima

Ao intervalo 0-1 Golos Miranda (41) e Freitas (75)
Amarelos Luís Martins (54), Okua (66), Miranda (69) e Alu (76)

Você pode deixar um comentário, ou um link a partir do seu site.

Escreva um comentário

Tem de efectuar log in para comentar o artigo.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163