A Associação de Futebol de Portalegre (AFP) não descarta a possibilidade de cancelar as Ligas Francisco Gil de futebol e futsal, mas a decisão só será tomada em reunião da direção, agendada para esta terça feira.
Com a época 2020/2021 suspensa há vários meses, por causa da pandemia da covid-19, clubes e direção da AFP reuniram, na passada sexta feira, para avaliar a retoma da atividade desportiva.
Segundo o presidente da direção da AFP, Daniel Pina, os clubes continuam a sentir enormes dificuldades e manifestaram receio relativamente a um futuro que continua bastante incerto.
No entanto, o dirigente disse que vão ser avaliadas soluções que possam ser exequíveis para dar continuidade aos campeonatos distritais e a decisão final será anunciada durante esta semana.
O apoio federativo foi outro tema que esteve em cima da mesa, com o descontentamento generalizado dos clubes em relação ao apoio que irá ser concedido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com verbas que consideram ficar aquém das expectativas e necessidades.
Segundo Daniel Pina o apoio prevê que cada clube de futebol receba 1.500 euros, e no caso do futsal 1.000 euros, mas apenas um terço a fundo perdido, sendo que o restante deverá posteriormente ser restituído pelos clubes.
O presidente da AFP também considera parco este apoio e garante que vai continuar a trabalhar para encontrar novas formas de apoiar os seus filiados.
Aquando da interrupção das Ligas Francisco Gil, participavam nos campeonatos distritais 11 equipas de futebol e seis de futsal.
Carla Aguiã (Rádio Portalegre)