AF.Aveiro I Principais destaques da fase inicial da competição

Com a pandemia de Covid-19 a galopar no país e o distrito de Aveiro a pintar-se de encarnado no mapa de casos por 100 mil habitantes, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) decidiu, no final de novembro, suspender todos os campeonatos por si organizados até ao início de janeiro. “O adiamento de jogos, muitas vezes em cima do joelho, estava a acontecer com mais frequência, num sinal claro de que existem mais jogadores infetados nas equipas. Talvez a paragem seja o mais sensato a fazer numa fase crítica da pandemia”, anui Sérgio Oliveira, comentador da AFA TV, que vê nos vários encontros reagendados ao longo das primeiras 11 jornadas da prova “a condicionante de um campeonato que não foge muito daquilo que se perspetivou” na zona Norte.

“Os dois principais candidatos a liderar esta primeira fase, o GDSC Alvarenga e o CF União de Lamas, assumiram a batuta da prova”, refere. Cláudio Maciel, que comandou o CD Paços de Brandão até outubro, partilha da visão, mas foca-se sobretudo no trajeto dos arouquenses até ao momento. “O Alvarenga tem uma equipa muito experiente, com qualidade e com jogadores de outros campeonatos, que sabem decidir partidas”, justifica. Depois surge o Canedo FC, que tem “jovens valores muito interessantes”, prossegue o técnico. “Com um início de prova francamente positivo, assumiu o papel de terceira força” na zona Norte, acrescenta Sérgio Oliveira, que olha para Fiães SC e ACR São Vicente Pereira como “as duas equipas que estão aquém da qualidade que lhes é reconhecida”.

“No caso da equipa de Pedro Alves esperava mais do que 12 pontos em dez jornadas. Apesar das muitas mudanças em relação à época transata, é um plantel que na sua maioria já tinha trabalhado com o técnico no AA Avanca e, mais tarde, no SC Coimbrões. No caso do São Vicente Pereira, e depois da boa campanha na última temporada, esperava mais de um plantel que manteve a sua base. Uma única vitória até agora vale-lhe o último lugar e era algo que ninguém previa”, explica.

Mais a sul, a AA Avanca une as visões de José Alexandre Silva e Ricardo Suíço quanto à equipa em maior destaque até ao momento na prova. “É uma equipa jovem, com qualidade, pontuada com elementos mais experientes que têm ajudado a que tenha consistência”, aponta o ex-técnico do GD Gafanha SAD, que até venceu o duelo com os avancanenses por 4-1. José Alexandre Silva junta-lhe o facto de esta ser a “época de estreia do treinador (Miguel Fernandes) na competição” e de o clube ter sido “dos que mais sofreram com a Covid-19, mas soube reagir com muito coração e atitude”. À AA Avanca, o comentador da AFA TV acrescenta o Oliveira do Bairro SC “pela juventude do seu plantel e pela ideia de jogo apresentada”.

Fora desta lista fica o CD Estarreja apenas porque “a liderança (da zona Sul) não surpreende”, tendo em conta a “qualidade e competência de plantel e treinador”, completa. No polo oposto surge a LAAC, “que mostra, de forma evidente, que um grupo vencedor não se faz apenas com valores individuais de inegável qualidade”, refere o comentador.

AFATV

Você pode deixar um comentário, ou um link a partir do seu site.

Escreva um comentário

Tem de efectuar log in para comentar o artigo.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163