AF.Leiria I Arcuda não participa no campeonato distrital

O ARCUDA, de Albergaria dos Doze, anunciou em comunicado que não participa no campeonato distrital da 1.ª divisão. O emblema albergariense salienta que ” se trata de uma decisão que em nenhum momento foi fácil de tomar, mas foi de igual forma bastante ponderada e analisada por todos os órgãos dirigentes desta associação”.

COMUNICADO OFICIAL DIREÇÃO ARCUDA

Na sequência da última reunião entre a Associação de Futebol de Leiria (AFL) e os clubes filiados, a direção do ARCUDA vem, publicamente, manifestar a sua decisão da não participação da equipa sénior na 1ª Divisão Distrital da AF Leiria na época 2020/2021 com as condições e datas atualmente definidas. Trata-se de uma decisão que em nenhum momento foi fácil de tomar, mas foi de igual forma bastante ponderada e analisada por todos os órgãos dirigentes desta associação.

Após terem sido colocadas junto da Associação de Futebol de Leiria (AFL) todas as preocupações sobre o regresso do futebol distrital, através de um comunicado conjunto assinado por 17 clubes do norte do distrito, do qual se salienta a apreensão pela ausência do público dos estádios e a inviabilidade dos clubes suportarem os custos da realização de testes à COVID19, em situações que seja necessário. Da parte da AF Leiria as questões esclarecidas geram muita preocupação e confusão deixando os seus clubes filiados à sua merce e, no caso do ARCUDA a ausência de público das bancadas significa a perda de uma parte importante da sua receita, associada às entradas, ao bar, às quotas dos sócios e publicidade.

A direção quer deixar claro que em nenhum momento se deixará levar por pressões externas, esta tomada de posição surge pela necessidade de proteger o futuro do futebol distrital. É de conhecimento público todas as dificuldades que as equipas de futebol amador passam, bem como as dificuldades em cativar a população a assistir a jogos de campeonatos amadores, em detrimento de outros campeonatos mais reputados. O ARCUDA, não alheio a essas dificuldades, sempre trabalhou para que os seus sócios e adeptos comparecessem em massa aos jogos, agora fruto da pandemia de COVID-19 vê-se pressionado a competir num campeonato que iniciará sem publico na bancada. Em nenhum momento esta direção permitirá que desvirtuem a essência do futebol distrital, o futebol do povo não faz sentido sem o seu elemento principal, as pessoas e a sua paixão ao “clube da terra”. Tememos que o futebol amador tenha os anos contados, mas dentro do que nos é possível lutaremos sempre por protegê-lo e nunca desvirtuando a quem ele pertence.

No que ao futebol de formação diz respeito, o ARCUDA não tem data para a retoma da atividade visando não colocar em risco a saúde dos nossos atletas, pais e respetivas famílias. Entendemos que neste momento não temos capacidade para cumprir todas as normas de segurança que são exigidas, esta decisão passa por salvaguardar a saúde dos nossos atletas.

Desta forma, o ARCUDA como associação do povo e para o povo anuncia que com as condições e datas atuais a equipa sénior não participará na 1.ª Divisão Distrital da AF Leiria. Esta decisão prende-se com a intransigência da AF Leiria em adiar o início da competição até que a situação pandémica esteja mais favorável e seja permitido aos clubes desportivos amadores ter publico nas bancadas. Sabemos que não é uma decisão fácil de tomar, mas sabemos que é a decisão que melhor defende os interesses da nossa associação que, ao longo de 44 anos de existência, nunca afastou os seus sócios e adeptos do futebol e sempre trabalhou para que estes se aproximassem do clube. Deste modo, estamos dispostos a esperar o tempo que for necessário para que o adepto tenha lugar no lindo espetáculo que é o futebol”.

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163