CP I Proposta para reformulação dos quadros competitivos pode “empurrar” equipas do distrito para nova divisão do CP

Os campeões distritais de Leiria, em seniores, vão deixar de ter acesso directo aos campeonatos nacionais. Esta é uma das principais conclusões que se pode tirar de uma proposta realizada em conjunto entre a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tendo em conta a reformulação dos quadros competitivos.
No documento oficial a que o Diário de Leiria teve acesso pode ainda ler-se a proposta para a criação de “uma 3.ª Liga semi-profissional com 18 equipas”, sendo que esta competição seria composta pelos quatro primeiros classificados das quatro séries do Campeonato de Portugal à data do cancelamento das mesmas. Além di­s­so, seria feito um convite ao Sporting B e ao Marítimo B para compor o lote das 18 equipas. Assim, nesta nova divisão – em que sobem três equipas e descem outras três -, não iriam constar qualquer equipa da região de Leiria.
Por outro lado, o Campeonato de Portugal (CP) – que passaria a ser a 4.ª divisão nacional – seria composto por três zonas (Norte, Centro e Sul), com 20 equipas cada. No quadro exemplificativo que se po­de ver no documento, a UD Leiria, o AC Marinhense e o CD Fátima ficariam na zona Centro, enquanto o Caldas SC ficaria na zona Sul. No que diz respeito às subidas e descidas, seriam promovidos à 3.ª Liga o campeão de cada uma das zonas, e seriam despromovidas os últimos quatro classificados de cada zona.

José Roque (Diário de Leiria)

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163