Futebol Internacional I A aventura de Bruno Jordão em Roma

O dia 17 de fevereiro vai ficar para sempre na memória de Bruno Jordão que se encontra a cumprir a segunda temporada na Lázio, oitavo classificado da série A. O jogador estreou-se pela equipa principal laziale, diante do Génoa, tendo disputado 18 minutos nessa partida. O jogador, de 20 anos, está integrado na equipa principal, onde também estão mais dois jovens portugueses, casos de Jorge Silva e Pedro Neto.
O jogador recorda a sua estreia com um dos momentos mais marcantes da sua carreira. “ Foi a recompensa do meu trabalho. Desde que cheguei que ambicionava este momento. Apesar da derrota, considero que estive à altura e deixei uma boa imagem. Senti que posso vir a ser útil à equipa. Foi um dia para mais tarde recordar.”, considera.
O jogador assume que agora as expetativas estão mais elevadas. “ Quero conseguir um lugar no onze. Quero ajudar a equipa com golos, assistências e boas exibições. Tenho a ambição de jogar o mais possível e dar o melhor em todos os momentos”.
Bruno Jordão é natural da Marinha Grande, mas vive há cerca de dois anos na capital italiana. “ Adoro viver em Roma. É uma cidade fantástica apesar de às vezes ser uma cidade confusa dado o elevado tráfego automóvel. Eu adaptei-me muito bem”, assume o jogador português.
A lázio ocupa a oitava posição na série A italiana. A equipa comandada por Simone Inzaghi espera garantir um lugar nas provas europeias e encontra-se nas meias-finais da Taça de Itália onde tem como adversário o Milão. “ Na primeira mão empatamos a zero, agora temos de ir San Siro disputar a segunda mão, em abril. Queremos muito chegar à final da Taça de Itália. Seria mais um grande feito para o clube”, realça Bruno Jordão que foi suplente não utilizado na primeira mão.
O jogador destaca ainda as principais características do futebol italiano.” Dá-se muita importância ao processo defensivo. É um futebol onde se espera muito o erro do adversário”.
A transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus no início da temporada catapultou novamente o futebol italiano para as luzes da ribalta. “ Teve um impacto tremendo, arrisco a dizer gigante para o calcio. O campeonato perdeu alguma visibilidade, mas com a chegada de Ronaldo ao futebol italiano toda a indústria do futebol voltou a olhar para a série A.
Bruno Jordão considera que o nível do futebol italiano tem melhorado nos últimos anos. “Tem-se tornado mais atrativo. Os jogos têm mais espetacularidade e isso tem trazido mais público à série A”, realça

A formação na União de Leiria e a passagem pelo Sporting de Braga

Bruno Jordão deu os primeiros passos no Marinhense, rumando depois para o “vizinho” União de Leiria. Chegou aos leirienses com 12 anos. Representou o emblema do Lis nos sub-13, iniciados, juvenis e juniores e  equipa sénior.
“ Estreei-me com 16 anos na equipa principal. Foi mais um momento muito importante na minha carreira. A estreia ocorreu no campeonato de Portugal, competição onde estão vários jogadores que já passaram pela primeira e segunda liga”.
O jogador não esquece a União de Leiria e reconhece: “ Será sempre a minha casa. É um clube que vou recordar para sempre. Foi ali que me formei e que me foram ensinados valores muito importantes, não só para o futebol, como para a vida”.
Na época 2015/2016, o jogador ruma para o Sporting de Braga. O jogador destacou-se na equipa B bracarense. “ O Braga está ao nível dos três grandes em termos de condições e também em termos de equipa. Foi o Sporting de Braga que me lançou para outros patamares e nunca me vou esquecer disso. ”, reconhece.

Regresso à seleção é objetivo
Bruno Jordão completa 21 anos em Dezembro. Um dos desejos do jovem jogador é ser chamado à seleção de sub-21, comandada por Rui Jorge. “Reconheço que não será fácil, até porque não estou a jogar com regularidade, contudo a esperança é sempre a última a morrer”.
O jogador foi internacional sub-18,sub-19 e sub-20. “ Foi um sonho concretizado ter sido chamado à seleção nacional. Vou continuar a trabalhar com afinco, também com o objetivo de voltar a ser selecionado. Representar o nosso país é uma sensação que não conseguimos explicar”.

Ex-treinador antevê futuro promissor

Bruno Jordão foi orientado por João Tiago Santo na formação júnior da União de Leiria. Na altura, o jovem treinador era adjunto de Tiago Vicente, que continua no comando técnico dos leirienses.
“Ele jogou sempre no escalão acima. Tinha uma qualidade acima da média”, afirma João Tiago Santo. O treinador natural da Nazaré descreve Bruno Jordão como um médio “ Box to box que assume o jogo sem quaisquer dificuldades e com uma elevada dimensão humana. Tinha uma particularidade, jogava sempre com umas luvas vermelhas”, realça

O jovem treinador que começou a época como diretor-desportivo do Peniche, no campeonato de Portugal, assegura um futuro promissor para Bruno Jordão. “ É um jogador mentalmente muito forte e que acredita muito nas suas capacidades. Na União de Leiria e Sporting de Braga foi um jogador que se destacou e acredito que na Lázio vai acabar por acontecer o mesmo, porque talento não lhe falta”, refere.

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163