Caldas recebeu gala da AF.Leiria

A AF Leiria organizou pela nona vez a Gala do Futebol Distrital e pela primeira vez a cerimónia saiu de Leiria para ser organizada nas Caldas. O motivo foi o centenário do Caldas SC e o avançado alvinegro Alexandre Cruz foi um dos galardoados da noite ao receber o prémio de melhor jogador da época transacta. A AF Leiria homenageou ainda várias pessoas e entidades locais pelo trabalho na causa do associativismo, entre os quais a Gazeta das Caldas, Henrique Querido, Eduardo Silva, Ricardo Santos e Joaquim Alves.
Numa noite em que a consagração dos campeões menos chamou pelos clubes do distrito, foi precisamente nestas homenagens propostas pela AF Leiria que esta zona foi mais agraciada. Além daquelas pessoas e entidades, o organismo que tutela o futebol no distrito homenageou ainda o Caldas SC pelo seu centenário e o GD Peniche, que assinalou os 75 anos.
Um dos grandes homenageados da noite foi ainda o antigo presidente Júlio Vieira, que num discurso emocionado disse que foi um grande privilégio servir “a maior instituição desportiva do distrito de Leiria durante 17 anos” e agradeceu a todos os que o acompanharam nesse percurso.
Acrescentou ainda que o actual presidente, o caldense Manuel Nunes, foi “um dos melhores colaboradores e colegas” que teve, que é “das pessoas mais bem preparadas em termos desportivos em Portugal” e que o organismo está “bem entregue”.
Manuel Nunes referiu-se ao seu antecessor como o homem que foge à máxima que diz que quem só faz falta quem está, desejando-lhe felicidades para a nova função na federação. “Que consiga ideias inovadoras a favor do futebol”.
Voltando-se para o futebol distrital, Manuel Nunes referiu um estudo encomendado pela AFL em 2012/13 para avaliar o valor do trabalho benévolo dos dirigentes desportivos e que chegou a uma verba, baseada no salário mínimo nacional, de 1,3 milhões de euros. O estudo concluiu ainda que os clubes do distrito somaram nessa época um volume de negócios superior a 8 milhões de euros, dos quais cerca de 1,3 milhões reverteram em impostos para o Estado. “O trabalho dos clubes tem um significado social e económico, é um erro estratégico a falta de investimento do Estado nesta área”, comentou.
Como objectivos para o futuro, o presidente da AF Leiria, no seu primeiro discurso público no cargo, apontou uma melhor ligação com os municípios para proporcionar melhores soluções aos clubes para a redução de encargos.
Nesta noite de homenagens, os clubes da região indicaram sete pessoas para serem distinguidas na Gala, nomeadamente Carla Pessoa (Areco), Câmara das Caldas (Caldas SC), Joaquim Santos (Casa do Benfica), Hélder Nunes (Alcobaça), Ana Paula Sobreiro (A-dos-Francos), Sílvia Pereira (NDA Vidais) e Carlos Pereira (Alfeizerense).
Nos prémios disciplina, a Ribafria venceu em iniciados masculinos no futsal e o Externato da Benedita em juniores. No futebol, o Turquel venceu um dos troféus patrocinados pela Gazeta das Caldas no escalão de juvenis. A U. Leiria venceu em iniciados e o Sp. Pombal em juniores.
Diana Costa e Cristiana Ferreira foram as melhores jogadoras de futebol e futsal. David Salgado Paulo Bicho foram os melhores treinadores de formação, José Ruivo e Sérgio André os melhores treinadores de equipas femininas, e Nuno Marques e Filipe Faria os melhores treinadores. Micael Domingues foi o melhor jogador de futsal.
A cerimónia foi apresentada por João Carlos Costa e Vanessa Henriques e animada pela cantora Rebeca, pelo grupo de dança Superflash e pelo cantor Tiago Ribeiro.

GAZETA DAS CALDAS

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163