28 de setembro de 2015. Esta é a data que marca o ponto de viragem do CD Fátima. A viver um dos períodos mais delicados da sua história a nível financeiro, o clube assina um protocolo de cooperação com o investidor saudita Abdulmouti Kaaki, que adquire 90% da SAD do Fátima por 225 mil euros. O projeto apresentado é ambicioso: colocar o clube no principal escalão do futebol português num espaço de cinco anos.
Após dois anos no estrangeiro, divididos entre os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita, João Henriques é o nome escolhido pela nova SAD para assumir os destinos da equipa no Campeonato Distrital da AF Santarém. Desafio exigente, mas o objetivo, nesta primeira fase, foi cumprido na perfeição: subir ao Campeonato de Portugal.
«Não imaginava voltar a Portugal para treinar nos distritais. Entretanto, apresentaram-me um projeto bastante ambicioso, que passava por colocar o Fátima, num prazo de cinco anos, nos campeonatos profissionais. O ano passado fizemos uma época em que registámos apenas dois empates e subimos ao Campeonato de Portugal. Este ano iniciámos de acordo com o que são as nossas expectativas para este campeonato: lutar todos os jogos pela vitória em busca dos dois primeiros lugares nesta fase, pelo menos», assegura João Henriques em entrevista ao zerozero.
Arranque promissor com goleada à moda antiga
Quatro jogos e outras tantas vitórias. Um trajeto imaculado trilhado pelo CD Fátima neste arranque de temporada. No último encontro, no passado domingo, a equipa orientada por João Henriques não deixou margem para dúvidas. 8×0 à histórica Naval, resultado que o treinador garante ser fruto do respeito que a sua equipa assume perante todos os adversários.
Fundado em 1966, o Centro Desportivo de Fátima nunca esteve na Primeira Liga. O objetivo passa por chegar ao patamar mais alto do futebol português num prazo de cinco anos. Este é o principal objetivo do investidor e líder da SAD Abdulmouti Kaaki«Como se explica este resultado tão dilatado? Acima de tudo deveu-se a um grande respeito que queremos colocar em todos os jogos pelo adversário e, também, pela nossa forma de estar. Independentemente do estado do adversário, nós temos sempre o objetivo de fazer o maior número de golos. É assim que vamos encarar todos os jogos e de forma alguma vamos tirar o pé do acelerador. Queremos respeitar o adversário, respeitar o espetáculo, tentando fazer sempre o melhor», explica ao nosso jornal.
Plantel junta experiência e irreverência
E o que dizer de Dzhamal, jovem avançado russo emprestado pelo FK Anzhi, que apontou seis golos no encontro com a formação da Figueira da Foz?
É um jogador promissor, que estava na equipa A do FK Anzhi. Ainda esteve no banco no jogo da primeira jornada da liga russa. É um jovem promissor, fez há pouco tempo 20 anos. Tem muita qualidade, tal como outros jovens que estão cá com a mesma idade. A pouco e pouco vão mostrando o seu valor», sublinha o treinador do CD Fátima, satisfeito com o seu plantel.
«Temos um plantel equilibrado, em termos de quantidade e qualidade, que me trazem boas dores de cabeça. Conseguimos juntar experiência com alguma irreverência de jovens que também querem mostrar o seu valor e singrar no futebol profissional», atira.
Investimento sólido e de confiança
João Henriques (treinador) e Abdulmouti Kaaki (líder da SAD) conseguiram a subida dos distritais da AF Santarém para o Campeonato de Portugal Prio no primeiro ano no comando do CD Fátima .João Henriques não tem dúvidas de que o projeto tem tudo para dar certo. Desafiado a deixar uma mensagem aos adeptos do clube, o treinador garante que a equipa vai lutar sempre em todos os campos para conquistar os três pontos.
«As pessoas podem ficar descansadas porque o Fátima vai ser uma equipa competitiva e tudo fará para ficar na melhor classificação possível. Sem tirar os pés do chão e sabendo que o projeto é de médio prazo, por isso, se não subirmos já esta época, não acaba o mundo. Se surgir a oportunidade de isso acontecer, nós não hesitamos, claro», garante.
«Estamos a falar de um investimento sólido. As pessoas acreditam muito neste investidor e existe uma boa simbiose entre o clube e a SAD. O Fátima está a caminhar, a pouco e pouco, na direção certa e para o lugar que também merece que são os campeonatos profissionais», termina.
Zerozero