O regresso de um histórico aos nacionais

Uma temporada imaculada valeu a promoção do Ginásio Clube de Alcobaça aos campeonatos nacionais. Uma boa notícia para um clube que já militou na 1ª Divisão na década de 80. Em 1981/2, o Ginásio, como é conhecido na cidade, então liderado por Guerra Madaleno – esse mesmo, o que foi candidato à presidência do Benfica – subiu à 1ª Divisão e colocou Alcobaça no mapa do desporto português, após ter vencido a Zona Centro da 2ª Divisão sob o comando técnico de Dinis Vital.
No entanto, a passagem pelo patamar mais alto do futebol português foi efémera. O clube desceu de imadiato, mas ficou o marco de ser a terceira equipa do distrito de Leiria a militar entre os grandes, depois do Caldas SC e da União de Leiria. Uma primeira volta sem qualquer vitória deixou o Alcobaça nos últimos lugares, de onde nunca conseguiu sair. Ainda assim uma coroa de glória. O Benfica, de Eriksson, cedeu um empate a uma bola no primeiro jogo em que perdeu pontos na temporada, à 12ª jornada. Os problemas financeiros levaram o clube a entrar em queda e nas últimas décadas o clube oscilou entre a 3ª Divisão e o futebol distrital. Por isso, o feito agora alcançado é de relevo para a história recente da instituição. O capitão Rúben, de 32 anos, um homem feito na casa, não considera este título – conseguido com 11 pontos de vantagem sobre o Beneditense – uma supresa. “Somos quase uma família e os poucos que chegaram de novo adaptaram-se rapidamente.” Por isso, “a subida de divisão era quase uma obrigação.”
Altura de comemorar, mas as preocupações subsistem. Agora, a equipa que evitar o sobe e desce das últimas presenças na 3ª Divisão e o treinador Walter Estrela admite que a cidade “está dividida” quanto a esta participação nas competições nacionais. “Só organizar um jogo custa 750 euros. É muito dinheiro. Se nos final da temporada descermos, vão dizer que foi um erro. Se correr tudo bem, já vão achar que uma boa opção.”


Campeão também na praia

Bruno Novo é uma das figuras da Selecção Nacional de Futebol de Praia, mas é também um dos principais jogadores às ordens de Walter Estrela. Em 2010/11 marcou oito golos. Curiosamente, é filho de Domingos, o guarda-redes que em 1981/82 ajudou o Ginásio de Alcobaça a chegar à 1ª Divisão. Entre a relva e a areia, escolhe a praia. “Sou da Nazaré e foi onde sempre joguei, desde a infância. Só nunca pensei chegar ao nível que cheguei.”

Treinador Walter Estrela: “Cedo percebi que podíamos ir longe”

Subir de divisão era o objectivo?A direcção pediu apenas para que a equipa praticasse bom futebol e chegasse à final da Taça do Distrito de Leiria. Mas cedo percebi que podíamos ir mais longe.

Qual foi o segredo do sucesso?

Não há segredos. O plantel tem muita qualidade, fomos a melhor equipa e não subimos por acaso. Assumimos a liderança à 7ª jornada e não mais a largámos. Quem fez 60-19 em golos tem mesmo de ser campeão.

E na 3ª Divisão, como vai ser?

Não será fácil. O Ginásio é o reflexo do País. A direcção é honesta e só promete o que pode pagar, mas este grupo de trabalho dá garantias. Prefiro que a ambição seja sustentada, até por ninguém escolhe ser pobre.

Miguel Sampaio

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163