Riba d’Aves recebe prova do campeonato nacional

Adrenalina. Este é o condimento essencial que estará presente na 1.a Prova do Campeonato Nacional de Paintball que irá ter lugar no dia 2 e 3 de Abril, no campo de futebol do Ribaliz, em Riba d’Aves, a cinco quilometros de Leiria (das 8h00 às 18h00).
A prova é organizada pelo Clube Ribaliz e pela Equipa de Paintball da União de Leiria, sendo regulamentada e dirigida pela Federação Portuguesa de Paintball (FPP).
A prova vai dividir-se em dois dias: no sábado para as equipas da 3.a e 4.a divisão (10 equipas), e domingo para as equipas da 1.a e 2.a divisão (16 equipas). Os três primeiros escalões são reservados a equipas inscritas na FPP, sendo a 4.a atribuída a equipas amadoras.
Na 1.a divisão vai participar a equipa organizadora, a União de Leiria, bem como o Benfica (campeão nacional), Beira-Mar, entre outras. Paulo Resende, da organização do evento e elemento da equipa da União de Leiria, acredita que estão reunidas todas as condições para os cerca de 350 participantes proporcionarem um fim-de-semana de emoções fortes, apontando os ingredientes principais que fazem do paintball uma modalidade em ascensão. “A adrenalina, o contacto com o ar livre, o espírito de companheirismo e camaradagem são essenciais, para além de ser um desporto que pode ser praticado dos 8 aos 80 anos, apesar de ser necessário ter uma boa condição física”, salientou.
A competição joga-se em campos de 35x55m, em piso sintético, com insufláveis, sendo disputado com marcadores, nome dado às ‘armas’, que podem disparar até 12 bolas por segundo. O objectivo é simples: eliminar o máximo número de oponentes possível através do disparo de bolas de tinta e/ou conquistar a base adversária.
Apesar de parecer uma brincadeira, este é um desporto levado muito a sério pelos seus praticantes e que não é para todas as bolsas. “Um marcador de topo custa 1.100 euros, mais as garrafas, máscaras, roupa adequada… Um jogador que se queira iniciar na competição terá que gastar cerca de 1.500 euros”, revelou Paulo Resende, confessando, ainda, que a União de Leiria tem um orçamento anual de 10 mil euros que cobre todas as necessidades.

A equipa de Paintball da União de Leiria

A União Desportiva de Leiria,adoptou a modalidade de paintball há sensivelmente um ano e meio, apoiando assim uma equipa de paintball da cidade, que participava já há alguns anos em campeonatos, e que militava ainda na 2.a divisão dos campeonatos nacionais.
No final da época de 2009 a equipa conseguiu a promoção à 1.a Divisão Nacional. Divisão esta que já continha nomes como Sporting, Beira-Mar, ‘Os Belenenses’, Benfica, entre outros.
Na época passada, a União de Leiria classificou-se em 4.o lugar na tabela, terminando a 10 escassos pontos do 3.o classificado, sendo a equipa composta pelos seguintes jogadores: António Godinho, João Anjos, Paulo Resende, Bruno Pereira, Renato Santos, Miguel Vieira, André Vicente, Frederico Ferreira, Tiago Marto, Jorge Sá e Paulo Maga.
A União de Leiria é hoje uma das candidatas para sagrar-se, pela primeiraªvez, campeã nacional de paintball apesar de o objectivo mais premente ser ficar no pódio. “Queremos lutar pelo título mas pelo menos ficar no top 3”, revelou Paulo Resende, acrescentando que o maior adversário é o Benfica que tem ganho as edições anteriores do campeonato.
Mas não se pense que a União de Leiria é o único clube do distrito a participar, já que o Motor Clube (Monte Redondo) também marcará presença. Existem igualmente clubes nas Caldas da Rainha e na Marinha Grande, mas estes apenas competem nos campeonatos regionais.

José Roque (Diário de Leiria)

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163