“É um orgulho representar Portugal na WNBA”

A jogadora da WNBA acedeu responder a algumas perguntas que lhe foram colocadas pelos seus fãs por intermédio do nosso site e aqui estão as respostas às melhores questões. A base do Algés explica, entre outros aspectos, por que razão resolveu voltar agora a Portugal, quantas horas por dia dedica à prática do basquetebol e os cuidados que tem com o seu visual. Confira tudo, nos detalhes desta notícia.

Ticha, como foi passar pela WNBA? Parabéns ter posto um nome de Portugal na melhor Liga Feminina de Basquetebol do Mundo! Vai voltar à WNBA?
Eu ainda estou a jogar na WNBA. Estive 12 anos em Sacramento (1998-2009) e no ano passado joguei pelas LA Sparks. A WNBA é a melhor e mais competitiva Liga do Mundo, por isso é um grande sonho e a sensação é muito boa! Também é um grande orgulho de estar a representar Portugal nesta grande Liga.

Depois de uma carreira recheada de êxitos no estrangeiro, e por sinal na melhor Liga de Basquetebol Feminina do Mundo, o que pensa a Ticha ganhar com esta vinda para Portugal?
Penso que foi a altura exacta para o meu regresso. Já estou fora há bastante tempo e resolvi voltar por vários motivos: estar mais perto da família, voltar ao basquetebol português e tentar impulsionar a juventude portuguesa para a prática da nossa modalidade. E para integrar o projecto da Mcell Algés, que tem objectivos interessantes.

Além de boa jogadora é muito feminina . Quando tem jogos que cuidados tem no seu visual?
Sim, sou feminina, principalmente fora das 4 linhas. Não tenho cuidados especiais…. Só os normais de qualquer mulher: cremes de limpeza do rosto, algumas idas ao SPA para manicures e pedicures… E depois muito “shopping” para ajudar o visual!!

Primeiro, nem calcula o prazer que é vê-la a jogar em Portugal. Nem que tenha que andar 500 km, farei tudo para ir a um jogo. Ainda por cima a Ticha é minha conterrânea. Uma pergunta muito difícil…. O podemos fazer para que o basquetebol seja um desporto de todos os portugueses, com bilhetes pagos, visibilidade nos noticiários, discutido nos cafés, enfim um desporto de massas, tanto no masculino como no feminino, principalmente feminino, porque tenho duas filhas que adoram e praticam este maravilhoso desporto.
Muito obrigada pelo apoio e carinho…e espero que, agora que estou em Portugal, consiga ver-me jogar e não tenha que fazer os tais 500 quilómetros… Quem sabe até na televisão, no conforto do seu sofá! A sua pergunta é difícil, pois não posso responder pelos portugueses. Todos sabemos que o futebol é o desporto que move as multidões… Mas, desde que as pessoas tenham uma mente aberta e dêem oportunidade a outras modalidades, tudo é possível. Penso que o papel da comunicação social é importante para dar de conhecer ao “povo” que há muito mais do que futebol.

Recebeu convites esta época para jogar em outras Ligas da Europa?
Sim, recebi de Itália, da Polónia e da Turquia.

Dedica quanto tempo ao basket por dia?
Por dia dedico algumas horas ao basket: 3 horas de treino, mais 1 hora de musculação e por vezes mais umas horitas a ver o vídeo das atletas e equipas adversárias!

Qual foi o seu maior ídolo? E qual a sua maior rival na WNBA?
O meu ídolo desde pequenina sempre foi o Magic Johnson e o Michael Jordan. Neste momento sou fã do Lebron James. Na WNBA as principais “rivais” são a Sue Bird, a Becky Hammon e a Lindsay Whalen!

Carlos Seixas

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163