Futebol de rua foi rei na Quinta do Alçada

Dezenas de jovens de várias nacionalidades participaram no primeiro encontro de Futebol de Rua, realizado na Quinta do Alçada, em Leiria
É o Cristiano Ronaldo da Quinta do Alçada, Leiria, ou, pelo menos, assim se identifica quando entra em campo. Yassine Kalda foi um dos muitos jovens (portugueses e estrangeiros) que, no sábado, participaram no Futebol de Rua, iniciativa de um grupo de alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, que aproveitaram a realização do primeiro de 10 torneios da Associação de Futebol de Leiria para desenvolver uma actividade interventiva social em torno de um dos mais famosos desportos no mundo: o futebol.
O jovem marroquino, estudante na secundária Afonso Lopes Vieira, juntamente com vizinhos, alguns são também seus colegas de escola, passaram a manhã a trocar a bola entre si e a fazer as maravilhas de quem assistia. Uma convivência nem sempre fácil de acontecer, mas possível de atenuar em torno de um desporto colectivo.
“Às vezes, há alguma confusão, mas não é muita e o futebol de rua ajuda a minimizar as diferenças entre nós”, disse ao Diário de Leiria Yassine Kalda.
O jovem marroquino de 15 anos mostra-se satisfeito com a iniciativa, esperando que se concretize mais vezes e que proporcione momentos de convívio. “O pessoal vem mesmo pelo divertimento”e a iniciativa “permite aproximar mais as pessoas. No futebol de campo é tudo muito mais táctico”, explicou.
Cátia Alves não podia estar mais contente. “Está a ser um sucesso. Tivemos 14 equipas que se inscreverem do bairro”, afirmou ao nosso jornal.
Cátia Alves é uma das alunas do Curso Tecnológico de Desporto de Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, responsável pelo projecto, e não tem dúvidas ao afirmar que a iniciativa permitiu “juntar a comunidade e várias etnias em torno de um desporto colectivo”. “É uma boa forma de intervir socialmente”, frisou.
Igualmente satisfeita estava a professora responsável pelo curso, Maria do Carmo Santos, que explica o sucesso da iniciativa, pela escolha de uma modalidade que “todos gostam”.
“Havia uma grande expectativa em torno do evento, mas está a ser um sucesso em relação aos que assistem, aos que participam e aos que residem no bairro”, disse, apontando dois grandes objectivos: a “integração de jovens de várias nacionalidades em torno do futebol”, e a “dinamização pelos alunos dos objectivos desportivos junto da comunidade”. Maria do Carmo Santos assegurou que a iniciativa não visou a competição, mas “o espírito de convivência e partilha”, razão pela qual as equipas de bairro integravam jovens dos sete aos 27 anos.
Para a Associação de Futebol de Leiria, este foi o primeiro de 10 torneios de Futebol de Rua a realizar até Junho. No sábado, estiveram presentes em quatro campos improvisados na Quinta do Alçada quase uma centena de crianças, entre os cinco e os seis anos, números que levam o coordenador técnico da Associação de Futebol de Leiria a fazer um apelo às entidades, para que aposte o Futebol de Rua.
“Queremos dizer às entidades que há espaços subaproveitados em Leiria que deviam ser utilizados para promover actividades físicas”, disse Paulo Ribeiro, considerando que o Futebol de Rua permite também “retirar as crianças dos computadores e de casa e dotá-   -las de novas capacidades”.
“O Futebol de Rua vai ao encontro do que a UEFA está a promover que é o retorno às raízes”, salientou, explicando tratar-se de uma modalidade onde as crianças “caem, choram, mas estão dispostas a continuar a jogar sem estarem preocupadas, porque são elas que controlam o jogo”.
“Acima de tudo, é uma questão de sociabilidade”, disse Paulo Ribeiro.

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163