Corta-Mato Nery Capucho de mãos dadas com Raimundo Santos

“Nas escolas faz-se a história, como é hoje o caso e contam-se sempre histórias que nos transmitem os valores que devemos seguir. Tal como nos outros dias, hoje é também o dia de contar uma história …”
Foram algumas das palavras proferidas, aquando da cerimónia de entrega de prémios e homenagem ao atleta Olímpico Raimundo Santos, pela Srª Vereadora do Desporto da Câmara Municipal da Marinha Grande, Profª Cidália Ferreira.
Foi no passado dia 17 de Novembro, que decorreu mais uma edição do Corta-Mato escolar do Agrupamento de Escolas de Nery Capucho. Este ano com a organização do Núcleo de Estágio de Educação Física da FCDEF, integrado na UC “Projectos e Parcerias Educativas”.
Com um percurso na área envolvente à escola e passagem pelo interior do edifício,  os 620 alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade, de todas as escolas do Agrupamento, correram em 10 escalões diferentes: infantis A e B, iniciados, juvenis e juniores, nas categorias feminina e masculina. Os seis primeiros classificados irão representar o Agrupamento de Escolas de Nery Capucho na  fase regional do Corta-Mato, em Fevereiro de 2011.
Este ano a iniciativa teve a presença especial de algumas figuras do atletismo nacional/internacional, que apadrinharam o evento, a atleta Mónica Rosa internacional Portuguesa e os atletas Olímpicos Fernando Mamede, recordista mundial dos 1000 m (1984 a 89) e  Raimundo Santos.
Foi para este atleta, Raimundo Santos, que estava reservado o momento do dia. Desta forma, e porque também cabe à Escola, como instituição intervir na sociedade, o Núcleo de Estágio de Educação Física desenvolveu contactos com a Associação Distrital de Atletismo de Leiria, antigos treinadores (Virgílio Vinagre e Fernando Alves), Gabinete do Desporto Escolar, familiares e amigos, Junta de Freguesia e Câmara Municipal da Marinha Grande para prestar homenagem ao primeiro atleta olímpico do distrito de Leiria, aquando da Olimpíada Barcelona 1992. Foi pelas palavras da Srª Vereadora do Desporto, que Raimundo Santos, e todos os presentes, tiveram conhecimento da atribuição do seu nome à pista de atletismo no Estádio Municipal da Marinha Grande.
Foi com comoção que Raimundo Santos proferiu palavras de agradecimento a todos os envolvidos nesta cerimónia, tendo guardado algumas palavras finais dirigidas aos alunos, “se de alguma forma o meu percurso vos possa ser útil em termos de motivação e de se dedicarem a uma causa, apliquem-se como eu me apliquei, mas nunca abdiquem dos estudos”.
O Corta-Mato, mobilizou toda a comunidade escolar, tendo sido considerado pela Profª Directora Célia Santos, uma actividade que congregou muitos dos objectivos pilares deste Agrupamento de Escolas de Nery Capucho, entre outros, salienta-se a presença dos encarregados de educação na escola, a motivação para a prática regular de actividade física, a promoção de hábitos de vida saudáveis, a criação de laços de companheirismo e de amizade e o estreitar de relações com a comunidade.
A organização (Núcleo de Estágio de Educação Física), agradece a colaboração da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, Junta de Freguesia da Marinha Grande, Câmara Municipal da Marinha Grande, Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Polícia de Segurança Pública, Desporto Escolar, Docentes e Não Docentes do Agrupamento de Escolas de Nery Capucho, Farmácia Guardiano e Pão da Paula.

Carlos Carmino

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163