
Vinte anos após a última participação do HCT na Taça CERS, deu-se a continuação da história no regresso das noites europeias à Aldeia do Hóquei, com a receção aos alemães do RSC Darmstadt na Fase Preliminar da competição. O desconhecimento sobre o adversário trouxe apreensão às hostes turquelenses, mas o início do jogo desfez as dúvidas e mostrou um Darmstadt com brio e empenho, mas sem argumentos técnicos e táticos para fazer face ao maior poderio dos da casa. Com muito povo presente nas bancadas os alvinegros tomaram as rédeas do encontro desde o primeiro segundo para nunca mais as largarem e deram “asas” a uma goleada das antigas que colocou em êxtase um público ávido de grande noites.
Na primeira metade do encontro o equilíbrio apenas se fez notar nos primeiros minutos e os visitantes conseguiram algum perigo junto da baliza de Tuga, apoiados na qualidade da sua estrela, o camisola três internacional alemão, Felix Bender, bem como no conhecimento e calma do seu capitão, o português Micael Barreto, um professor de Educação Física, natural de Lisboa, que reside, trabalha e joga em Darmstadt à cerca de dois anos e meio. Do impacto inicial, até Paulo Passos abrir o ativo foi um “pulinho” e o golo deu o mote para a catadupa de oportunidades e golos que foram surgindo junto da baliza do guardião esquerdino Moritz Warmbier. Nesta fase destacou-se Tiago Rafael (três golos e duas assistências) ele que, tal como todos os elementos da equipa, se estreou na Taça CERS com a camisola do HCT, apesar de já ter muita experiência europeia ao serviço de outros clubes. Destacaram-se ainda Vasco Luís (dois golos e uma assistência) e Fábio Alexandre (dois golos). Ao intervalo o score de 8-0 espelhava bem a diferença entre ambos os conjuntos.
No segundo tempo o técnico João Simões impôs maior rotatividade de jogadores e ganhou com isso, pois a equipa não baixou o ritmo, manteve-se sempre fresca e poupou os jogadores a esforços máximos, tendo em conta os encontros duros que se avizinham. Na etapa complementar o capitão André Luís destacou-se ao “bisar”, Tiago Rafael completou o seu “póker”, Vasco Luís o seu “hat trick”, Fábio Alexandre adicionou duas assistências aos dois golos já marcados na primeira parte e todos os elementos de campo da equipa conseguiram pelo menos um golo marcado. Contudo, um dos momentos desta segunda metade foi mesmo o golo de honra da equipa visitante, com Fabian Schröter a levar ao rubro a reduzida franja de adeptos alemães e a arrancar muitos aplausos por parte de todos os presentes. No final, apesar do score final de 15-1, todos saíram satisfeitos, inclusivamente toda a comitiva dos alemães do Darmstadt que esboçava sorrisos pelo mar de gente que via à sua volta. A ação terminou, como vem sendo hábito, com o rinque cheio de crianças a brincarem e a interagirem com os atletas, num clima saudável de felicidade e harmonia, que é um regalo para a vista e para a saúde do hóquei em patins.
Pavilhão Gimnodesportivo de Turquel
Árbitros: Alberto Garrote (Espanha), German Sandoval (Espanha), Paulo Carvalho (3º árbitro) (Portugal)
H.C. Turquel: Marco Barros “Tuga” (GR), Tiago Rafael (4), Daniel Matias (1), Vasco Luís (3), Paulo Passos (1), Samuel Santos (GR), Pedro Vaz (1), Fábio Alexandre (2), André Luís (C) (2) e Alexandre Duarte (1).
Treinador: João Simões
R.S.C. Darmstadt (Alemanha): Moritz Warmbier (GR), Micael Barreto (C), Felix Bender, Philip Wagner, Max Hack, Nico Schröter (GR), Javier Falcomoya, Fabian Schröter (1), Adrian Börkei e Micha Lenhard.
Treinador: Alexander Klein
Ao intervalo: 8-0
Resultado Final: 15-1