
Esperava-se um encontro equilibrado e os primeiros momentos revelaram isso mesmo, com as formações a tentar impor o seu ritmo de jogo, mas ainda à procura de melhor entrosamento. Aos 13 minutos, Ricardo Isabelinha ganhou um ressalto, conseguiu isolar-se depois de fugir a Guilherme Silva, mas foi travado pelo guarda-redes de Coimbra, que saiu a preceito da baliza e parou a iniciativa do avançado da casa. A resposta dos estudantes surgiu aos 24′, após um passe aéreo de Leandro Silva, com António Montez, em boa posição, a disparar por cima do alvo. Não marcou a Académica, aproveitou a formação de Sintra, na jogada seguinte, para se adiantar no marcador: Ricardo Isabelinha fugiu pela direita, foi até à linha de fundo e cruzou rasteiro, para lá do segundo poste, onde apareceu, António Infante, livre de marcação, a encostar para dentro das redes do desamparado Carlos Alves.
A grande oportunidade da etapa inicial para a Briosa chegar à igualdade, surgiu já perto do intervalo, quando Camilo Triana, lançado em profundidade por Leandro Silva, ultrapassou João Freitas e disparou com violência ao poste esquerdo da baliza de João Oliveira.
Em período de compensação, dois lances importantes para o desenrolar da partida: aos 45+2′, o 1º Dezembro esteve perto de dilatar a vantagem, após lance combinado entre Harramiz e Flávio Junior, contudo o remate do extremo brasileiro foi superiormente parado por Carlos Alves; no minuto seguinte, segundos antes do fim do primeiro tempo, os visitantes lograram o golo do empate, depois de um cruzamento perfeito de Tiago Augusto e cabeçada certeira de António Montez. O equilíbrio, ao intervalo, estava, assim, refletido no marcador.
Na segunda metade, o encontro teve um início morno, muito disputado a meio-campo, e apenas aos 56′, em lance individual de Paulo Lima, os guarda-redes voltaram a ser incomodados, com Carlos Alves a mostrar segurança no remate do médio português.
Dez minutos volvidos, surgiu a reação visitante: na sequência de um livre apontado por Leandro SIlva, Gabriel Silva cabeceou para intervenção de João Oliveira e, logo depois, o mesmo jogador atirou à barra da baliza local. Com o desenrolar do jogo, alguns jogadores começaram a sentir o peso dos minutos nas pernas, desgaste natural para a primeira ronda da prova.
No entanto, quando todos esperavam uma igualdade, aconteceu o grande momento da noite (87′): solicitado em profundidade, com a bola a saltitar na sua frente, o recém entrado Adilson Cabral disparou cruzado, com violência, fazendo a bola sobrevoar o guarda-redes Carlos Alves, rubricando um golo de belo efeito. Lance de inspiração que o avançado cabo-verdiano não vai esquecer e que garantiu três pontos à equipa de Sintra.
FPF
FICHA DE JOGO
Árbitro: Vasco Mira
Árbitros assistentes: Ulisses Nascimento e Francisco Oliveira
Quarto árbitro: Rodrigo Varela
1º DEZEMBRO 2: João Oliveira; Jorge Bernardo (cap.), Caiser Gomes, João Freitas e António Infante; Lassana Mané, Paulo Lima e Miguel Abreu; Harramiz Soares (Diogo Cardoso, 67′), Flávio Junior (Pedro Ramos, 90′) e Ricardo Isabelinha (Adilson Cabral, 75′).
Suplentes não utilizados: Fábio Duarte, Lisandro Menezes, Diogo Santos, Ulisses Tavares, Eduardo Borges e Jordy Arroyo.
Treinador: Pedro Caneco
Disciplina: cartão amarelo para João Freitas (37′), Jorge Bernardo (44′)
ACADÉMICA 1: Carlos Alves; Ricardo Teixeira, Guilherme Silva, Gabriel Silva e Kaká (Tiago André, 64′); Leandro Silva (cap.), António Montez e Tiago Augusto (Edson Farias, 46′); Nuno Pereira (Marcos Paulo, 64′), Nuno Barbosa (Silvério, 85′) e Camilo Triana (Beni Souza, 79′).
Suplentes não utilizados: Afonso Silva, Afonso Marques, Fran e Jorge.
Treinador: António Barbosa
Disciplina: cartão amarelo para Nuno Pereira (44′), Leandro Silva (82′)
Golos: 1-0 por António Infante (25′), 1-1 por António Montez (45+3′), 2-1 por Adilson Cabral (87′)