AF.Leiria I Novo comunicado dos clubes do norte do distrito

Os clube do norte do distrito emitiram novo comunicado, no qual colocam várias questões à Associação de Futebol de Leiria sobre a retoma dos campeonatos distritais. O comunicado é assinado pelos 17 clubes do norte do distrito de Leiria.

Leia o comunicado na íntegra:

Perante as inquietações e dúvidas de 17 clubes do concelho de Pombal e norte do distrito de Leiria, participantes nas competições de futebol sénior distrital, vimos por esta via apresentar um conjunto de questões e reivindicações que a todos, genericamente, dizem respeito e vinculam enquanto grupo solidário nas mesmas circunstâncias.
Desde logo, deve sublinhar-se que somos todos associações, que não prosseguem o lucro, mas sim, a promoção do desporto e da prática desportiva saudável, de forma apaixonada e sem qualquer contrapartida financeira.
Conscientes do período difícil que atravessamos, estamos preocupados com o futuro próximo, pelo que procuramos junto da AFL e da FPF respostas que ajudem a ver esse futuro com mais otimismo e esperança.
As nossas maiores preocupações prendem-se com a saúde de todos, a garantia de condições para a prática desportiva, bem como a sustentabilidade financeira e social dos clubes.
Tendo isso em mente, apresentamos algumas das questões que nos afligem,
designadamente no que concerne às despesas que teremos de suportar, direta ou indiretamente relacionadas com a impedimento da presença de público, às restrições em termos de balneários, à indefinição quanto às consequências financeiras e desportivas do surgimento de casos de COVID nas equipas.
• Está ou não prevista a autorização da presença de público nos jogos da distrital,mesmo que com redução da lotação dos espaços desportivos e com restrições que garantam o cumprimento das regras de saúde pública?
Os clubes são dos seus associados e para os seus associados, pelo que é desprestigiante reunir todos os esforços para iniciar as competições, mas não se abrir espaço à presença e apoio dos sócios.
• No que respeita a taxas de jogo e de policiamento, é intenção da AFL não cobrar estas taxas, seguindo o exemplo do que já foi feito por outras associações distritais?
• Que apoios estão a ser equacionados por parte da AFL aos clubes seus
associados? E por parte da FPF?
O cumprimento rigoroso de todas as regras definidas, além de reduzir receita (patrocinadores, quotas, bares, bilheteira) traz aos clubes custos acrescidos, nomeadamente com materiais de desinfeção e proteção, mas também com transportes (a maioria das viaturas tem agora lotação máxima de 2/3).
• Que soluções podem ser encontradas para clubes que não consigam garantir as condições para a prática desportiva? Quem vai fiscalizar e garantir o cumprimento igualitário das regras de segurança e saúde impostas?
Aqui podemos dar, desde logo, o exemplo das restrições na utilização de balneários, cujos imperativos da DGS dificilmente conseguirão ser integralmente cumpridos pela maioria dos clubes aqui representados.
• No que respeita ao regulamento covid-19 para retoma da prática desportiva, apresentamos igualmente algumas questões:

• No art.4º/1, refere “Todos os atletas e árbitros que retomem os treinos e competições devem realizar avaliações clínicas periódicas e adequadas, de forma a identificar precocemente qualquer sintoma sugestivo ou infeção por SARS-CoV-2”
    Em que consistem estas avaliações clínicas periódicas e adequadas?
  • No art.10º/4 refere-se que “os custos associados à realização dos testes laboratoriais mediante a sua localização, quantidade e obrigatoriedade podem ser suportados pela Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Leiria, clubes ou outras
    entidades”.
    Quem irá definir esta graduação e assunção de responsabilidade? Em que situações os testes serão suportados pelos clubes?
  • No art.12º/4, refere que “a Associação de Futebol de Leiria adiará um jogo se mais de 50 por cento do número de jogadores habilitados para a prova não puder competir por motivo relacionado com COVID-19”
    Quais as consequências desportivas em caso de isolamento profilático de uma equipa ou em caso de campo interdito pela autoridade de saúde local?
    • A AFL está a ponderar tornar a adiar o início da competição?
    É verdade que defendemos que o início de competições só deve ser feito com o esclarecimento das questões que apresentamos e com a garantia de condições mínimas.
    Defendemos também condições de igualdade entre os clubes (basta ver que há clubes que ainda não começaram a treinar por não terem as condições necessárias ou autorização para uso das instalações desportivas, o que propicia situações de desigualdade, que em nada
    favorecem a sã competição).
    Mas também é importante dar algumas garantias, na medida em que será incomportável para os clubes suportar a realização de treinos por período superior à janela habitual para realização de pré-época.
    No leque de clubes que aqui representamos, há uma preocupação de base, que passa pela garantia de início de competições em segurança e a preservação da saúde de todos.
    Partindo deste pressuposto, é importante que a AFL avalie o efetivo início das competições de futebol sénior distrital, na medida em que, neste momento, grande parte dos clubes entende que não estão reunidas as condições para início das competições.
    Por outro lado, acreditando que as respostas às questões aqui apresentadas irão demonstrar por parte da AFL um esforço de apoio aos clubes seus associados, os clubes estão igualmente disponíveis para encontrar uma solução que corresponda aos interesses
    de todos e garanta um regresso às competições.
    Mas estas resoluções só terão o formalismo necessário se forem tomadas nos órgãos próprios. Assim, propomos que seja realizada uma assembleia extraordinária da AFL com o propósito de definir as efetivas condições de retoma da atividade desportiva e a uma
    decisão que vá ao encontro das reais expectativas e necessidades dos clubes associados.
    Os clubes subscritores,
    Associação Cultural de Carnide
    Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Almagreira
    Associação Cultural e desportiva dos Caseirinhos
    Associação de Promoção Social, Desportiva Recreativa e Cultural de Moita do Boi

Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos
    Associação Recreativa Cultural Desportiva Albergaria
    Associação Recreativa de Meirinhas
    Clube Caçadores de Ansião
    Grupo Desportivo da Ilha

Grupo Desportivo da Pelariga
    Grupo Desportivo Guiense
    Sporting Clube de Pombal
    União Desportiva Recreativa Cultural Mata Mourisquense
    Atlético Clube Avelarense
    Lusitano Ginásio Chão de Couce
    Grupo Desportivo Alvaiázere
    Recreio Pedroguense
Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163