AF.Aveiro I Há sete anos que não se marcava tantos golos na primeira jornada

Mais de meio ano após o último encontro oficial, as equipas do Campeonato SABSEG fizeram do arranque da temporada 2020/2021 uma autêntica festa do golo. No total, foram 27 os remates certeiros, com realce para o empate a três bolas entre São Vicente Pereira e CD Paços de Brandão e para os cinco golos apontados pelo Oliveira do Bairro SC no triunfo diante da AA Avanca. E isto numa ronda que viu ser adiado o dérbi do concelho de Oliveira de Azeméis entre JD Carregosense e AC Cucujães.

Para se encontrar uma época com uma jornada inaugural tão produtiva temos de recuar sete anos, até à temporada 2013/2014. Com a camisola do GD Gafanha, Nelson Rato marcou um golo na vitória por 4-0 sobre o Canedo FC, no arranque desse campeonato. “Essa época correu-me muito bem e até acabei por ser o melhor marcador da equipa, com 11 golos. Chegámos a ter 12 vitórias consecutivas, mas acabámos por perder na visita à AD Sanjoanense por 3-2, num jogo intenso. Eles passaram para a frente da tabela e as duas equipas acabaram com uma larga vantagem para os adversários. Eles foram campeões, mas nós também subimos, porque uma equipa do Nacional desistiu”, recorda o antigo avançado, que hoje desempenha as funções de diretor no Oliveira do Bairro SC.

Nélson Rato admite “alguma estranheza” por se ter igualado a marca dos 27 golos na jornada inaugural do Campeonato SABSEG, sobretudo “depois de um grande tempo de paragem do futebol”. “Houve muitas mudanças de jogadores e todos tivemos de enfrentar uma nova realidade. Não é normal marcarem-se tantos golos, ainda para mais porque acredito que algumas equipas não tiveram tempo suficiente para se entrosar”, refere, ele que também considera “um pouco estranho” estar do lado de fora dos relvados. “Foram 26 anos a jogar futebol e custa assistir aos treinos de fora. Ainda não caí na realidade, mas quero continuar ligado ao futebol. Até já me inscrevi no curso de treinadores”, revela o antigo jogador.

LigaPro e AF Viseu ficaram atrás

O último fim de semana marcou o início da nova época desportiva. A AFA foi uma das duas associações distritais que decidiu iniciar a temporada. A restante foi a AF Viseu, que deu o pontapé de saída na Divisão de Honra daquele distrito. Olhando para os resultados, em Viseu marcaram-se 22 golos na ronda inaugural, menos cinco do que em Aveiro, em igual número de jogos

No que toca ao futebol profissional, a LigaPro arrancou com um registo goleador ainda mais modesto, com um total de 19 golos. Ainda assim, é necessário frisar que os encontros CD Feirense-GD Chaves e Académico de Viseu-Académica foram adiados, devido a casos positivos de covid-19 nos plantéis dos transmontanos e dos viseenses.

No entanto, em termos de médias de golos por jogo, o Campeonato SABSEG destaca-se com um total de três golos por partida, à frente dos 2,7 da LigaPro e dos 2,4 da Divisão de Honra da AF Viseu. O bom de tudo isto é que ainda vamos no início. O espetáculo promete continuar no próximo fim de semana.

AFA TV

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163