AF.Leiria I Clubes do norte do distrito unidos na luta pelo regresso do público aos jogos

A maioria dos clubes do norte do distrito emitiram ao início da noite um comunicado conjunto onde manifestam a sua preocupação pela possível ausência de público no início da competição bem como sobre os testes à Covid-19.

Comunicado dos clubes do Norte do distrito


“Clubes consideram inviáveis competições distritais de futebol sénior sem público.Os clubes do concelho de Pombal e norte do distrito de Leiria que integram as competições distritais de futebol sénior reuniram esta segunda-feira, com o propósito de analisar a situação atual, as orientações
e informações dos diversos organismos, tal como as dificuldades sentidas.
Em resultado desta reunião, comunicamos à Associação de Futebol de Leiria (AFL), entidade que nos representa, as seguintes conclusões:

  1. É inviável realizar as competições distritais de seniores sem a presença de público.A impossibilidade de presença de público significa abdicar de uma parte importante da receita
    dos clubes, associada às entradas, bares, quotas de associados e publicidade. Por outro lado, não se vislumbra a redução nas despesas globais efetivas que os clubes têm de suportar.
    Os clubes assumem o compromisso de implementar medidas que garantam segurança e saúde dos seus adeptos e agentes, na mesma medida do que tem vindo a suceder com diversos eventos
    públicos promovidos na região.
  2. Os clubes não têm condições para suportar a expensas próprias a realização de testes à COVID19, nas situações em que estes venham a ser necessários. É fundamental clarificar de quem será a responsabilidade do pagamento dos testes que venham a ser necessários, nos termos das orientações da DGS, sendo que claro que será incomportável para os clubes assumir este risco e suportar estas despesas adicionais.
    Devem ser definidos os termos de realização dos testes e quais as consequências desportivas acarretadas pelo surgimento de casos de infeção nas equipas.
    Deverá ainda ser esclarecida qual a solução apresentada pela AFL para a remarcação dos jogos que, no âmbito do Covid-19, não se possam realizar, quer por impossibilidade dos clubes (atletas infetados) quer por determinação da DGS. Se a solução passar pela realização recorrente de jogos durante a semana pode impossibilitar a nossa participação (vários atletas a estudar fora ou a trabalhar por turnos).
    Caso não sejam apresentadas respostas concretas a curto prazo e definidas claramente as regras e responsabilidades de todos os agentes, numa perspetiva de equilíbrio e sustentabilidade da atividade desportiva amadora, consideramos que será prematuro e poderá estar comprometido o início dos campeonatos distritais na primeira quinzena de outubro.

  3. Reforçamos o nosso propósito de continuar a promover a atividade desportiva e o futebol, mas sem comprometer a nossa subsistência e garantindo todas as condições de saúde e segurança.
    1 de setembro de 2020
    Os clubes subscritores,
    Associação Cultural de Carnide
    Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Almagreira
    Associação Cultural e desportiva dos Caseirinhos
    Associação de Promoção Social, Desportiva Recreativa e Cultural de Moita do Boi
    Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos
    Associação Recreativa Cultural Desportiva Albergaria
    Associação Recreativa de Meirinhas
    Clube Caçadores de Ansião
    Grupo Desportivo da Ilha
    Grupo Desportivo da Pelariga
    Grupo Desportivo Guiense
    Sporting Clube de Pombal
    União Desportiva Recreativa Cultural Mata Mourisquense
Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163