AF.Aveiro I Campeonato principal com 22 equipas na próxima época divididas em duas séries de 11

A conclusão antecipada da temporada 2019/2020 motivada pela situação pandémica que se vive e pelo decretamento do estado de emergência no país, levou a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) a tomar decisões inéditas e a reestruturar os quadros competitivos das suas competições seniores, plano que foi apresentado aos clubes por videoconferência.

Para Arménio Pinho, presidente da direção da AFA, “permitir a subida aos clubes que à data da suspensão se encontravam em lugares de subida, traz menores impactos financeiros e maior objetividade nas decisões, para além de um mínimo de justiça desportiva possível”, sublinhando que esta é a hora de todos estarem solidários, “pois a situação é da maior excecionalidade e complexidade”. “Por isso, devemos olhar, fundamentalmente, para o coletivo e para o futuro do futebol e futsal em Aveiro”, rogou.

As soluções e estratégias podiam ser múltiplas, mas a realidade presente e os condicionalismos futuros limitaram as opções, levando a AFA a decidir pela estratégia mais adequada e possível de executar.

No futebol, a estratégia futura foi pensada a três anos. Na próxima temporada, e atendendo à inexistência de despromoções relativas à última época, o Campeonato SABSEG será alargado a 22 equipas. Às 18 que participaram na última edição juntam-se as quatro que estavam em zona de promoção aquando da suspensão dos campeonatos. Caso o primeiro classificado do SABSEG seja promovido ao Campeonato de Portugal, essa vaga será ocupada pelo 5º classificado da edição 2019/2020 da 1.ª Divisão Distrital. Os clubes serão divididos em duas séries, Norte e Sul, com 11 equipas cada. Os quatro primeiros classificados de cada série avançam em conjunto, e com metade dos pontos, para a fase de apuramento de campeão, enquanto os restantes vão disputar a fase de manutenção, para a qual transitam com os pontos somados na primeira fase, mantendo-se nas mesmas séries. Em cada série, serão despromovidos os três últimos colocados, aos quais se junta o pior 4.º classificado das duas.

A 1.ª Divisão Distrital também será disputada por 22 equipas, divididas equitativamente em duas séries, Norte e Sul. Aos 14 clubes que transitam da época passada juntam-se os quatro primeiros classificados de cada série da 2ª Divisão Distrital aquando do cancelamento da temporada transata. Caso o 5.º colocado da 1.ª Divisão Distrital da última época seja promovido ao SABSEG, essa vaga será ocupada pelo melhor 5.º classificado da edição 2019/2020 da 2.ª Divisão Distrital. Em 2020/2021, serão promovidos os dois primeiros classificados de cada série ao SABSEG, enquanto os dois últimos de cada série serão relegados à 2.ª Divisão Distrital, que será disputada por 28 clubes, divididos por duas zonas, Norte e Sul. Sobem à 1.ª Divisão Distrital os dois primeiros classificados de cada série e o vencedor do jogo que oporá os terceiros classificados, a realizar em campo neutro.

Em 2021/2022, o Campeonato SABSEG volta ao formato habitual, com uma fase única, disputada por 18 clubes, descendo de divisão os últimos cinco classificados. Quanto à 1.ª Divisão Distrital manter-se-á dividida em duas séries, com 13 equipas cada, sendo que os dois primeiros classificados de cada série são promovidos e os dois últimos de cada uma relegados. No que toca à 2.ª Divisão Distrital, manterá o formato da época 2020/2021.

A reestruturação competitiva do futebol sénior aveirense terminará na temporada 2022/2023, quando o Campeonato SABSEG for disputado por 16 equipas, estrutura que a AFA vê como a mais adequada para a prova. Aqui chegados, serão despromovidos os três últimos classificados para a 1.ª Divisão Distrital, que contará com 28 equipas, separadas em duas séries, Norte e Sul. Os dois primeiros classificados de cada série garantirão a promoção e os dois últimos baixarão à 2ª Divisão Distrital. O terceiro escalão do futebol aveirense manterá o formato competitivo. Este será o modelo que irá prevalecer daí em diante.

As alterações preparadas pela AFA visam fazer face às decisões tomadas nesta época, por força da sua conclusão antecipada, pela realidade económica desfavorável que se perspectiva, tendo também em mente o aumento da competitividade dos campeonatos, uma otimização das receitas por parte dos clubes e uma maior preparação dos mesmos para níveis competitivos mais exigentes.

AFA TV

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163