À quinta escrevo eu……. MARIANA ALVES

Vídeo-árbitro, credibilizar ou descredibilizar o árbitro?

O vídeo árbitro surgiu na época transata, sendo imposto na liga profissional de Portugal, como um ano “teste” para o sistema.
O VAR, surge para ajudar o árbitro em decisões mais polémicas, se assim as podemos chamar. O sistema apenas atua em 4 situações, regularidade do golo, grandes penalidades, cartões vermelhos e na troca de identidade, é verdade, são apenas 4 situações que daí podem surgir inúmeras polémicas.
Mas, vamos recuar, no passado o árbitro não tinha acesso às imagens, e ao aconselhamento por via “telefónica”, os erros existiam claro, mas o árbitro sempre foi e sempre será soberano, certo? Com a “máquina”, que é dirigida também pelo homem, colocou a decisão do árbitro um pouco em segundo plano, imaginem, o árbitro valida o golo, consoante a leitura que a sua equipa faz do lance, e ao ouvido chega a informação contrária, aqui a decisão do árbitro é anulada, se ele entender que está correto o que lhe foi dito. Então, mas agora paramos aqui, e a cena do “árbitro é soberano”? Não a retiram daqui?
O VAR, está ou não está a descredibilizar o árbitro? Vamos refletir!
Olhamos para a época 2017/2018, cheia de e-mails, toupeiras, judiciária, suspeitas, malas, show-offs em programas de televisão, e com o VAR a ser testado na primeira liga! É uma boa época de facto para se testar o sistema!
Quantas vezes, os adeptos de todos os clubes reclamaram de decisões do VAR? Ou se questionaram porque o VAR não atuou? Antes reclamavam do árbitro, hoje em dia, protestam sobre o VAR!
E, como se sente um árbitro, ao ser corrigido na sua decisão? Não está a “máquina” a tirar a magia a aqueles que estudam e se esforçam todos os dias para melhorar as suas decisões? Já pararam um pouco para pensar como se sente a equipa de arbitragem a ser desautorizada por uma “máquina” que é dirigida por outros árbitros? São homens, seres humanos, não nos podemos esquecer disso! As pessoas devem lembrar-se que a posição de árbitro é soberana, e devem aceitar sempre as suas decisões.
Na Inglaterra, o VAR não foi aceite! Mas se acompanharmos os meios de comunicação e os adeptos dos clubes, ninguém fala da equipa da arbitragem e do seu desempenho, após os jogos claro! A decisão do árbitro é aceite, e em Portugal as pessoas deviam começar a entender o mesmo.
Não vejo vantagens na utilização do VAR em Portugal, penso que para o mesmo ser implementado no futebol mundial, terá de aperfeiçoar muitas das falhas que ainda tem… não é um sistema perfeito para o futebol português.
Para vocês que acompanham o site derbie.com, pensem e deixem a vossa opinião e resposta à pergunta que faço no texto. O árbitro é credibilizado ou descredibilizado pelo sistema VAR?

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163