Opinião de Jorge Faustino sobre o atual estado do futebol português

O futebol em Portugal está mergulhado em algo que não prevíamos poder ser real e que, muitas vezes, ultrapassa a nossa imaginação. Temos ficção, suspense, terror, fantasia. Considerando o nível do que se tem passado, a minha dúvida é se estamos numa Twilight Zone ou Toilet Zone. Ora vejamos:

Os clubes continuam a incentivar à violência contra os árbitros. Sim! Incentivar à violência. Porque violência não é apenas a física. Quando um clube faz um post ou tweet, com um perfil/página oficial ou oficioso, em que associa uma arbitragem a um qualquer “apito dourado” ou “polvo”, está a promover e exercer violência sobre esse árbitro, sobre a sua família e sobre arbitragem em geral. Twilight Zone ou Toilet Zone?

Dizemos (sim, admito que também eu tenha já dito algo parecido com isto) que os árbitros, com os erros que têm cometido, não estão a colaborar para que os clubes, nomeadamente os três ditos grandes, consigam participar numa pacificação do nosso futebol. Entende-se com esta afirmação que, como os árbitros erram, é justo e natural que sejam vitimas de bullying?! Faz lembrar aquela teoria que alega que uma mulher, quando usa mini-saia, se está a pôr a jeito para ser violada… Twilight Zone ou Toilet Zone?

Um líder de uma claque faz uma instastory onde mostra um árbitro violentamente agredido e afirma: “Este de certeza já não rouba mais”. Twilight Zone ou Toilet Zone?

Neste fim-de-semana aconteceram, pelo menos, três agressões a árbitros em jogos de campeonatos distritais. Não é algo novo. Mas faz sentido que seja algo habitual? Twilight Zone ou Toilet Zone?

Está em curso uma recolha de fundos para ajudar um adepto que saltou de uma bancada do estádio, invadiu a zona de jogo e teve uma conduta violenta sobre um jogador. Twilight Zone ou Toilet Zone?

Os clubes ditos grandes, com os seus departamentos de comunicação, os seus blogs e os seus comentadores, digladiam-se todas as jornadas numa luta para provar que o seu clube foi prejudicado e que os seus adversários foram beneficiados nos respectivos jogos. O Zé Maria ganhou um concurso de televisão a ser o coitadinho. As estruturas dos clubes acreditam mesmo que reduzirem-se a “coitadinhos” os vai ajudar a ganhar a Liga? Twilight Zone ou Toilet Zone?

Ainda sobre esta luta titânica para provarem que estão a ser prejudicados e os outros beneficiados…. Usam-se vídeos com frames em falta?! Alteram-se imagens e fotografias?! Twilight Zone ou Toilet Zone?

Sei, compreendo e aceito que grande parte dos adeptos não conheça os detalhes do projecto videoárbitro. Quanto aos clubes, treinadores, jogadores, comentadores e jornalistas, tudo lhes foi explicado: princípios e objectivos do International Board com este projecto, o seu funcionamento e as limitações que o protocolo actual impõe. Observarmos agentes do futebol, que é suposto terem toda a informação sobre o projecto VAR, andarem a usar ideias falsas sobre o protocolo e/ou as atribuições do VAR para manipular quem os lê e ouve… É Twilight Zone ou Toilet Zone?

Esperemos que este actual e pobrezinho remake futebolístico da famosa série dos anos sessenta acabe depressa!

JORGE FAUSTINO ( JORNAL O PÚBLICO)

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163