
José Mourinho dizia que era o ciclista da equipa, tal era a velocidade. Maciel Lima Barbosa da Cunha chegou a Portugal com 22 anos para jogar no União de Leiria. O brasileiro foi treinado pelo Special One nessa época de estreia (2001/2002) e um ano depois o treinador levou-o para o FC Porto. No Dragão conquistou vários títulos, entre os quais a Liga dos Campeões. Mas foi em Leiria que mais brilhou.
Figurou numa geração de sucesso do clube, ao lado de Helton, Derlei, Tiago, Nuno Valente entre muitos outros. Deixou Portugal em 2009 mas, aos 37 anos, está muito perto de regressar. Com um objetivo bem definido.
«Amanhã [hoje] terei uma reunião onde poderá ficar tudo acertado. É uma possibilidade grande. Não pelo dinheiro, mas pelo que o clube representou na minha vida e carreira. Depois gostaria de ficar na história como o maior goleador do clube. Neste momento tenho 38 golos, mas o Derlei tem 42. É um objetivo», assume o avançado, que terminou contrato com o Cabofriense, em declarações a A BOLA.
MIGUEL MENDES (JORNAL A BOLA)