
Neste Domingo termina mais uma edição da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém. Já se sabe: o Coruchense sagrou-se campeão há algumas jornadas; o Riachense garantiu a segunda posição, com consequente apuramento para a próxima Taça de Portugal; o Benavente está matematicamente despromovido. Por isso, o apetite fica aguçado em volta do(s) outro(s) lugar(es) em aberto para a descida e ainda na última posição do pódio.
Com a “corda no pescoço” estão Pego e Cartaxo. O Ouriense, esse, está mais aliviado mas nem por isso pode descansar. E convém recordar que se o Alcanenense cair do Campeonato de Portugal – o que nesta altura se apresenta como (quase) impensável – então haverá mais um bilhete de descida. Desta forma, o Pego, que está em vantagem no mano-a-mano com os cartaxeiros, desloca-se ao reduto do Amiense. E pode aproveitar o cansaço da equipa de Rui Gaivoto que, recorde-se, em apenas uma semana vai para o terceiro jogo. Só a vitória salva o Pego “ de caras”. Caso contrário, terá que esperar pelo desfecho dos Empregados do Comércio-Cartaxo. Já o Ouriense joga em casa com o Mação e aqui pode aproveitar o facto de os maçaenses “estarem com a cabeça” na final da Taça.
De resto, na luta pelo pódio, registo para Samora Correia e União de Tomar. Nesta altura, tudo aponta para que um deles fique com o terceiro lugar, ainda que Amiense e Fazendense possam confundir as contas, ou seja, podem terminar quatro equipas com os mesmos pontos. E depois entra em cena a calculadora.
RÁDIO HERTZ