Sob a organização do N.A.D.A. – Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze, Pombal recebeu no passado sábado, dia 23 de Julho, o XVI Ori BTT N.A.D.A., evento este que foi disputado na zona da Expocentro, e que se realizou na vertente de distância média de Orientação em BTT.
Num ano em que Portugal recebe o mundial de Orientação em BTT, os estrangeiros foram os participantes dominantes no evento, 130 Atletas em representação de 14 países marcaram presença, a saber: Portugal, Austrália, Espanha, Estónia, França, Alemanha, Itália, Letónia, Lituânia, Polonia, Rússia, Japão, USA e Reino Unido.
No que a competição diz respeito e começando pela principal categoria de competição, a Elite, na vertente masculina os Russos Grigory Medvedev e Ruslan Gritsan (nº9 e 11º do ranking mundial) obtiveram a 1ª e 2ª possição relegando o actual nº1 mundial, o Italiano Luca Dallavalle para a 3ª posição. No sector feminino a Italiana Laura Scaravonati foi a vencedora, seguida pela Alemã Anke Dannowski na 2ª posição e a Russa Tatiana Repina a obter a 3ª posição.
Vencedores nos outros escalões: M17 – Pavel Radyvanyuk (Rússia Team), W17 – Sofia Gomes (Portugal Team), M20 – Fergus Mackie (Austrália), W20 – Mar Soler Puig (Spain Team), M40 – Mario Marinheiro (CP Abrunhos), W40 – Rita Gomes (BTT Loulé), M50 – Tozé Silva (COC), Open – Tiago Lopes (COC).
Colectivamente a Selecção Portuguesa foi a vencedora, seguida pela equipa Russa Orienta-ski-o. Na 3ª posição a selecção Italiana.