A jovem atleta, natural do Carriço, foi considerada uma das cinco melhores jogadores do Campeonato da Europa de Basquetebol de Sub 16 Femininos, que terminou ontem em Matosinhos.Apesar de figurar no cinco ideal da prova, juntamente com a companheira de equipa Ana Ramos, que foi mesmo ser considerada a MVP (Most Value Player) do Europeu, a pombalense acabou por não conseguir aquele que seria o primeiro título europeu para o basquetebol nacional.
Frente à República Checa, o conjunto nacional acabou por entrar algo ansioso no encontro, fator que acabou por ser preponderante face a uma congénere checa sempre muito bem organizada. No final do primeiro período Portugal já perdia por 19-7. Nos segundos dez minutos o maior ascendente checo manteve-se, e ao intervalo o marcador assinalava 39-21.
No regresso dos balneários, Portugal veio decidido a mudar o rumo dos acontecimentos e a entrar na luta pelo resultado. Graças a um parcial de 9-0, os quase 5000 espetadores que encheram o Centro de Desportos e Congressos (CDC) de Matosinhos voltaram a acreditar que ainda era possível. Contudo, a República Checa acabaria por voltar a reequilibrar o jogo, terminando o terceiro período a vencer por 56-35. Nos últimos 10 minutos, e na impossibilidade de discutir o resultado, o selecionador nacional Agostinho Dias Pinto aproveitou para rodar o cinco, dando minutos de jogo às atletas menos utilizadas.
A cerca de 60 segundos do termino do encontro, os quase 5000 que encheram as bancadas do CDC de Matosinhos voltaram a demonstrar o seu apoio incondicional à já considerada por muitos geração de ouro do basquetebol feminino nacional. Todos de pé entoaram uma vez mais “A Portuguesa”, em sinal de gratidão para com um grupo de jovens atletas que os fez sonhar e colocou Portugal no topo do basquetebol europeu.
As atuais vice-campeãs europeias vão agora descansar, começando já a pensar no Campeonato do Mundo, que se realiza no próximo ano, em Espanha.
Emílio Fuentes (PombalTV)