” Para a AFL é um motivo de orgulho representar Portugal”

A Selecção distrital de Leiria vai marcar presença na fase intermédia da Uefa Regions CUP, na Bósnia-Herzogovina, neste mês de Setembro.
Em entrevista ao nosso site, o coordenador distrital Paulo Ribeiro, falou sobre a presença nesta competição e analisou, ainda, o trabalho realizado nas selecções distritais.

Significado de Leiria participar nesta competição?
Para a AFL, é um motivo de orgulho e uma honra, representar Portugal, o Futebol Amador Nacional e sobre tudo o nosso Distrito, Associação, Clubes, Directores e Treinadores mas sobre tudo os Jogadores amadores, que mesmo em período de grande turbulência social e graves dificuldades financeiras vão reflectindo a máxima da UEFA do “Futebol de todos e para todos”.
Sendo este um momento privilegiado de competição, que alguns procuram minorar, iremos procurar afirmar-nos positivamente no campo desportivo e social.

Expetativas?
Para a participação nesta fase intermédia do UEFA Region’s Cup, que se realiza em Tuzla na Bósnia e Herzegóvina, partimos conscientes das dificuldades que vamos encontrar, porque as equipas aí presentes terão a mesma ambição que nós, mas partimos convencidos numa representação de máximo rigor competitivo, empenhados em dar o nosso melhor e se possível conseguir passar à Fase Final que se realizará em junho de 2015.

Os jogadores que militam no CN Seniores também podem participar?
Demorou demasiado tempo a obter essa informação, mas infelizmente para os jogadores que em janeiro nos ajudaram a alcançar este objectivo, tal não é possível e só jogadores inscritos nas equipas da quarta e quinta divisão nacional podem integrar o grupo, ou seja jogadores amadores inscritos em provas regionais e que nunca tenham tido contrato profissional podem integrar esta selecção.

Que balanço faz do trabalho produzido nas selecões distritais?
Primeiro deveremos contextualizar o objectivo e razão de ser dos torneios nacionais Inter-associações, seja de Futebol ou Futsal, e estes integram-se num processo metódico e regular de desenvolvimento qualitativo e quantitativo, que assumem carácter valorativo e constituem uma etapa privilegiada de formação dos praticantes envolvidos.
Esta experiência desportiva de exigência superior também pretendem fornecer aos Treinadores das Seleções Nacionais uma base de dados para deteção e seleção de jogadores.
Neste contexto podemos afirmar com toda a certeza que temos preenchido os objetivos sociais e procurado contribuir com este trabalho para a motivação individual para a prática.
Se falarmos de objetivos desportivos, a nossa participação tem recebido da parte dos Treinadores Nacionais elevado reconhecimento pela atitude e comportamento das equipas que apresentamos, sendo que no Futsal o nosso posicionamento é um dos mais elevados tanto quantitativamente como qualitativamente e têm sido alcançados alguns bons resultados coroados com participações em fases finais.
No Futebol, não estamos hierarquicamente no topo das AF’s, mas o nosso comportamento tem sido elogiado pelos Treinadores Nacionais e por vezes atingimos patamares superiores como sucedeu quando vencemos em seniores o UEFA CUP Region’s Nacional ou o Inter Associações sub/17 feminino, referindo também algumas excelentes participações em sub/14.

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163