Depois de uma série de três jogos obtendo bons resultados o Pampilhosense queria manter esse trilho, apesar de enfrentar o líder do campeonato. O Oliv. Do Hospital, que lidera a tabela, estava proibido de perder pontos na deslocação a Pampilhosa da Serra para manter a liderança segura.
A equipa visitante tentou pegar no jogo no primeiro tempo, mas foi o Pampilhosense que, sempre bem organizado, teve as melhores ocasiões para marcar. A primeira aconteceu logo aos 8m, Figueiredo fez o chapéu que só não foi perfeito por centímetros, quando Rui Vale já estava batido. Aos 11m a mais flagrante ocasião do primeiro tempo, Jocy isolado em zona frontal utilizou a força quando o remate apenas pedia colocação. A equipa azul e branca tinha dificuldades para contrariar a estratégia do Pampilhosense e só aos 29m consegue criar perigo junto da baliza de João Pedro, Sandro surgiu solto na esquerda e rematou com a bola ainda a roçar na trave da baliza pampilhosense. Mas a equipa da casa manteve a mesma postura e, aos 33m, Figueiredo lançou Jocy e este rematou cruzado para Rui Vale negar o golo com uma boa intervenção. O intervalo chegou e o resultado era lisonjeiro para o conjunto que comanda o campeonato perante um Pampilhosense que dispôs das melhores ocasiões.
O segundo tempo não foi muito diferente do primeiro, apenas as ocasiões de golo foram menores, mas o equilíbrio entre as duas equipas na zona intermediária continuou patente. Foi novamente a equipa da casa a primeira a cheirar o golo, aos 60m. Num livre João Palheira, ao segundo poste, serviu Marco Alegre que, solto de marcação cabeceou a trave quando já se festejava o golo. Pouco depois, aos 61m, um dos casos do jogo, o árbitro da partida entende que houve infração dentro da grande área da casa merecedora de grande penalidade. Chamado a converter Pedro Fontes não conseguiu enganar o guardião João Pedro. O Oliveira do Hospital não perdeu a cabeça e aos 70m Guti aparece em boa posição para finalizar com sucesso, mas a bola encontrou um defesa da casa. Já na parte final do desafio o Pampilhosense voltou a colocar o Oliveira do Hospital em sentido quando Jocy, do meio da rua, disparou com muito perigo e com Rui Vale já batido. Até que, na última jogada do desafio, quando já todos esperavam a divisão de pontos, o Oliveira do Hospital teve aquela estrelinha que normalmente os campeões têm nestas situações. Dentro da grande área pampilhosense, no meio da confusão, Hermann teve a bola à sua merce e rematou para grande festa da equipa visitante.
A equipa do Pampilhosense realizou uma excelente partida. Dispôs das melhores ocasiões de golo e contrariou o favoritismo da formação que comanda o campeonato. Foi um jogo bem disputado com a equipa visitante a ter, no final, a estrelinha que normalmente está do lado de quem lidera ao conseguir chegar ao triunfo na última jogada do desafio.
O trio de arbitragem não teve sempre o mesmo critério na forma como analisou alguns lances. Na situação da grande penalidade, depois defendida pelo guardião pampilhosense, ficaram também muitas dúvidas.
Estádio Municipal de Pampilhosa da Serra
Árbitro: Vítor Mendonça
Assistentes: Jorge Campos e Diogo Galvão
Ao intervalo: 0-0
Pampilhosense:
João Pedro, Rabeca, Carapau, João Palheira, Samuel Almeida, David Gonçalves (Marco Alegre 45m), Gravata, Garfo, Figueiredo (Cristiano 75m), Flávio Salgado e Jocy (David Simões 92m).
Treinador: Carlos Alegre
Oliveira do Hospital:
Rui Vale, Miguel, Mané, Freddy, Sandro, Guti, Pedro André (Diogo 93m), Bernardo (Ibrango 77m), Kiko, Jefreson (Hermann 57m) e Pedro Fontes.
Treinador: André David
Ação disciplinar: Carapau 61m, Gravata 70m, Flávio Salgado 88m e João Pedro 91m (Pampilhosense); Ibrango 81m e Freddy 96m (Oliv. Hospital).
Golos: Hermann 94m