Sporting é a surpresa após disputadas 10 jornadas na Liga Zon Sagres

Cumprido um terço do campeonato, o Sporting é uma das equipas que registou maior mudança de uma época para a outra. Não deixa de ser relevante que os leões registem mais do dobro dos pontos que tinham em 2012/2013: na altura eram décimos classificados com 11 pontos, a 15 do líder, agora estão com 23, a um do FC Porto.
Os dragões, tal como o Benfica, eram líderes com 26 pontos, mais dois do que agora a equipa de Paulo Fonseca tem – no caso dos encarnados, a turma de Jorge Jesus tem menos três pontos.
No que respeita aos golos, não deixa de ser curioso que o Sporting era o segundo pior ataque (apenas nove golos, tantos quanto tem Fredy Montero) e, agora, é quem tem melhor registo (24 tentos). O Benfica, pelo contrário, reduziu a sua eficácia ofensiva, mas, tal como o FC Porto, melhorou no capítulo defensivo: continuam a ser as melhores defesas do campeonato, com seis golos encaixados.
Em sentido inverso ao Sporting está o SC Braga. A formação da Cidade dos Arcebispos era terceira classificada na época passada, tal como o Rio Ave, ambos com 17 pontos, mais cinco do que agora os arsenalistas têm.
Quem também teve uma grande quebra foi o Paços de Ferreira. Há um ano, os comandados de Paulo Fonseca eram quintos, com 15 pontos, agora a turma de Henrique Calisto (que substituiu Costinha) tem oito pontos e partilha o último posto com o Arouca.
A propósito, os dois clubes que, na décima jornada da época passada, estavam em zona de despromoção, acabaram mesmo por descer ao segundo escalão do futebol português: Beira-Mar e Moreirense.
Nota também para Vitória SC e Marítimo, as duas equipas que, tal como portistas e benfiquistas, mantêm o lugar da época passada, respetivamente sétimos e décimos classificados, com a curiosidade de os maritimistas terem precisamente os mesmos 10 pontos que tinham.
Por fim, quanto a golos a produção tem sido menor. Se se avaliar a prestação ofensiva das equipas, é percetível que metade das 16 equipas tem menos de um golo por jogo, um dado que apenas acontecia com três formações na época passada.
No total, foram marcados menos 32 golos em relação ao período anterior – se agora se registam 193, em 2012/2013 eram já 225 os golos marcados no campeonato.

Luís Rocha Rodrigues (www.zerozero.pt)

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163