
Respeitando o adversário mas com a ideia-chave em mente: seguir em frente na Taça da Liga. É este o estado de espírito do aniversariante Sérgio Conceição, que hoje completa 39 anos de idade, na véspera da receção ao Penafiel, em jogo referente à 2.ª mão da 2.ª fase da Taça da Liga.
O jovem técnico academista sabe que a sua equipa terá que trabalhar muito para eliminar os durienses e que, para tal, a Briosa terá que fazer golos, até porque traz do primeiro jogo uma desvantagem de 1-2. Miguel Leal, treinador do Penafiel, admitiu que a sua equipa tem apenas 10 por cento de hipóteses de eliminar a Académica, mas Sérgio Conceição prefere não ir por aí… O antigo internacional português diz que os seus jogadores terão que encarar este jogo com otimismo:
– Temos que fazer tudo para conseguir dar a volta à eliminatória. Penafiel? É fácil analisar: trata-se de uma equipa que defende bem, que privilegia a organização defensiva, sendo depois muito objetiva e pragmática nas transições ofensivas. Nós temos que encarar o jogo de uma maneira responsável, assumindo-o de maneira diferente do que fizemos com o Académico de Viseu. É preciso outra dinâmica ofensiva perante uma equipa que sofre poucos golos. O treinador do Penafiel disse que a sua equipa só tem 10 por cento de possibilidades? Parece-me que é atirar um pouco de areia para os olhos… Talvez seja um discurso para dentro do grupo. O objetivo da Académica é entrar na fase de grupos da Taça da Liga. Se não o conseguirmos será negativo. Mas nós não pensamos nisso, somos otimistas e estamos confiantes que amanhã vamos fazer um bom jogo e passar a eliminatória. Temos que ser sérios, ter atitude e crer. Prenda de aniversário? Os meus anos são feitos todos os dias. Amanhã terei 39 anos e um dia… (risos) A vitória amanhã seria uma boa prenda para o clube e para o grupo de trabalho.
Além de John Ogu, que está ao serviço da seleção da Nigéria, Sérgio Conceição confirmou também que tem mais quatro baixas para o encontro frente ao Penafiel.
«O Ricardo, o Reiner, o Abdi e o Buval não estão disponíveis para amanhã», concluiu.
Eduardo Marques (www.abola.pt)