
Uma grande penalidade convertida por Forbes permitiu esta quarta-feira ao Sporting da Covilhã vencer no reduto do Atlético, por 1-0, em jogo da 14.ª jornada da Segunda Liga, acentuando a crise de resultados dos lisboetas. O avançado guineense resolveu a partida ainda no primeiro tempo, convertendo um castigo máximo, aos 27 minutos, perante um Atlético cada vez mais descrente e que não soube aproveitar a expulsão de Gui, aos 51, para impedir a sétima derrota consecutiva na prova.
De resto, esta tarde ficou mais uma vez provada a incapacidade ofensiva dos alcantarenses, que têm apenas dois golos marcados nos sete jogos disputados na Tapadinha, pelo que os espetadores viveram 90 minutos de pouca intensidade e com muitas paragens. Os dedos de uma mão são mais do que suficientes para contabilizar os lances dignos de registo, o primeiro dos quais o penálti certeiro de Forbes, a castigar mão de Rui Varela dentro da área. Pouco depois, nem Bata nem Forbes conseguiram ser lestos a rematar à baliza e desperdiçaram soberana ocasião para aumentar a vantagem dos visitantes, que apenas foram se viram incomodados na etapa complementar, primeiro numa “bicicleta” de Rui Varela, às malhas laterais, e depois numa saída em falso do guardião Taborda.
A formação de Alcântara nunca conseguiu encontrar forma de bater a defensiva adversária, ficando a clara sensação que os maus resultados começam a fazer “mossa” num grupo de jogadores cada vez mais descrente e com pouca capacidade para impor respeito no seu terreno.
Jogo no Estádio da Tapadinha, em Lisboa.
Árbitro: Jorge Ferreira (AF.Braga)
Atlético: Filipe Leão, Pedro Caipiro, Eridson, Hugo Carreira, Backar (Raul Martins, 59), Afonso Taira, Hugo Pina, Pedro Moreira (João Mário, 60), Marco Bicho, Mauro Antunes (Tiago Cerveira, 71) e Rui Varela.
Treinador: Gorka Etxeberría.
Sporting da Covilhã: Taborda, Tiago Lopes, Rocha, Edgar, Alex Kakuba, Vitor Massaia (Nené, 82), Gilberto, Tiago Martins, Bata (Carlos Manuel, 90), Gui e Forbes (Adriano, 65).
Treinador: Francisco Chaló.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: 0-1, Forbes, 27 minutos (grande penalidade).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Pedro Moreira (30), Rui Varela (32), Gui (45+1 e 51), Marco Bicho (54), Rocha (72), Tiago Lopes (84), Adriano (90+1) e Afonso Taira (90+2). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Gui (51).
Agência Lusa