
Portugal venceu este sábado Israel por 36-20 em jogo particular disputado no pavilhão da Juventude Desportiva de Lis, em Leiria, e integrado no estágio que o seleccionado luso está a realizar na Nazaré. Uma partida que Rolando Freitas aproveitou da melhor forma para preparar a equipa tendo em vista os dois próximos confrontos com a Letónia, já esta quarta-feira, e Bósnia Herzegovina.
Portugal iniciou a partida com Hugo Laurentino, Carlos Carneiro, Gilberto Duarte, João Ferraz, Pedro Solha, Ricardo Moreira e Tiago Rocha. Nas acções defensivas Fábio Magalhães rendia Carlos Carneiro. Portugal entrou bem, com uma defesa «6×0», passando aos oito minutos a vencer por 7-3, o que ‘obrigou’ o técnico israelita a pedir o primeiro ‘time-out’. Portugal não abrandou, mesmo após Rolando Freitas, a partir do minuto 13, começar a rodar a equipa, e chegou aos 17 minutos com a vantagem ampliada para oito golos (13-5), com o técnico israelita, Dragan Djukic, a solicitar novo ‘time-out’. Portugal entrou nos cinco minutos finais a vencer por 11 (18-7), margem que ainda ampliaria até ao descanso (20-8).
Para o segundo tempo, Portugal entrou com um sete inicial perfeitamente distinto, com Hugo Figueira, Tiago Pereira, Gilberto Duarte, Cláudio Pedroso, Pedro Solha, Ricardo Moreira e João Antunes que nas ações atacantes dava o lugar a José Costa.
A diferença entre as duas equipas era visível e os jogadores portugueses brindaram o muito público que compareceu no pavilhão da Juventude Desportiva de Lis com uma exibição muito agradável, com pormenores individuais que agradam sempre aos espectadores. Nos primeiros cinco minutos do segundo tempo Portugal fez um parcial de 3-0, só consentindo o primeiro golo aos 36 minutos. Portugal cometeu depois alguns erros que o adversário aproveitou para reduzir a desvantagem (28-15, aos 45 m.). A exemplo do primeiro tempo, também nesta segunda parte o selecionador nacional foi dando utilização a todos os jogadores, no fundo o objectivo a que preside a realização destes encontros. Recorde-se que Portugal inicia esta quarta-feira, na Nazaré, frente à Letónia, a sua participação no grupo 5 de qualificação para o play-off do Campeonato do Mundo Qatar 2015.
www.fpa.pt