AF. Leiria propõe extinção da 2.ª Divisão e Divisão de Honra feminina

A Extinção da II Divisão de Seniores Masculinos, da Taça Distrital de Infantis Masculinos e da Divisão de Honra de Seniores Femininos, são alguns dos pontos presentes na proposta da AF Leiria, para alteração dos regulamentos de provas, a apreciar nas Assembleias Gerais que irão decorrer no próximo dia 31 de Janeiro.
Além dos campeonatos a extinguir, a proposta da AF Leiria prevê a alteração dos regulamentos dos seguintes campeonatos:
O Campeonato de Honra de Seniores Masculinos passará a ser disputado por 14 equipas, em lugar das actuais 12, e o campeão transitará para a II Divisão Nacional – uma vez que, e de acordo com o Gabinete de Imprensa da FPF, “com a reformulação aprovada dos Quadros Competitivos de Futsal, organizados pela Federação Portuguesa de Futebol, ficou definida a época de 2013/2014 de transição para a extinção do Campeonato Nacional da III Divisão, que deixará de existir na época de 2014/2015”.
O Campeonato da I Divisão de Seniores Masculinos, aberto a todos os clubes filiados que se inscrevam na prova – por força da extinção da II Divisão – será organizado de acordo com o número de equipas inscritas. Se este for inferior a 15, a prova será disputada em série única. Caso seja superior, o campeonato será organizado de forma semelhante ao que acontece, actualmente, com o Campeonato de Juniores. Passarão a existir duas fases. A primeira, em que as equipas são divididas em séries, de acordo com a proximidade geográfica, e onde disputarão o acesso ao Grupo A da 2ª fase. Nesse grupo estarão os melhores classificados de todas as séries – oito ou 16, dependendo do número de equipas a disputar a 1ª fase – a competir pelo apuramento do Campeão. Para o Grupo B da 2ª fase transitarão as restantes equipas para disputar um campeonato entre si.
Já no que concerne aos Seniores Femininos, passará a existir um único campeonato – a I Divisão. Se apenas se inscreverem 10 ou menos equipas, a prova será disputada em série única. Caso se inscrevam 11 ou mais clubes, o Campeonato será organizado em duas fases, como acontecerá nos Masculinos. A 1ª fase, de apuramento para a seguinte, em que as equipas são divididas em séries, de acordo com a proximidade geográfica. A 2ª, em que os clubes, e de acordo com os resultados obtidos na 1ª fase, disputarão dois campeonatos diferentes. O do grupo A, onde os clubes melhores posicionados irão competir para o apuramento do Campeão, e o do Grupo B, onde rivalizarão as restantes equipas. O Campeão Distrital terá acesso a disputar a Taça Nacional.

Relativamente ao Campeonato de Iniciados e Infantis, a novidade estará na 2ª fase, cujo grupo de Apuramento de Campeão será disputado pelos seis melhores classificados de todas as séries da fase anterior. As restantes equipas, agrupadas em séries de acordo com a proximidade geográfica, disputarão o Campeonato Distrital /Grupo B.

Todos estes pontos poderão ser vistos com maior detalhe na “Proposta da AF Leiria – Regulamento de Provas”, disponível aqui.

Fonte: AF Leiria

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163