A época de futebol 2012/13 vai ser de transição rumo à extinção do campeonato nacional da 3.ª divisão e à reformulação da 2.ª divisão, que será transformada no Campeonato Nacional, a ser disputado por 80 equipas.
O campeonato nacional da 2.ª divisão vai ser disputado pelas mesmas 48 equipas, sendo que sobem à Liga de Honra os vencedores de cada uma das três séries de 16 equipas – esta temporada subiam apenas duas equipas.
No lado de baixo da classificação, descem diretamente aos distritais os dois últimos de cada série (norte, centro e sul), num total de seis.
O campeonato nacional da 3.ª divisão será disputado por 94 equipas distribuídas por oito séries, sendo que sobem os dois primeiros de cada uma das seis do continente e da Madeira, enquanto dos Açores apenas sobe o vencedor.
Para os distritais caem 76 clubes, ou seja, do terceiro ao 12.º nas seis séries do continente, do segundo ao 12.º da série Madeira e do segundo ao 10.º nos Açores. Paralelamente, ficam apurados a disputar a Taça de Portugal 2013/14 26 clubes, entre os quais os terceiro e quartos da fase de subida das séries do continente, num total de 12.
Os primeiros e segundos da fase de descida/manutenção das séries do continente (12), o terceiro classificado da fase de subida da Madeira (1) e o segundo na série dos Açores (1) também disputarão a prova.
As alterações na 2.ª e 3.ª Divisão na época 2012/2013
19 Julho 2012 Cid Ramos