Expocentro recebeu distritais de Atletismo

Foram uns campeonatos distritais de Leiria muito participados aqueles a que tivemos oportunidade de assistir durante a tarde de sábado e na manhã de domingo no Expocentro (Pombal), numa organização da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, com o apoio do Município de Pombal. Se em relação aos campeonatos distritais de juniores tive oportunidade de referir que a parceria com as Associações de Coimbra e Santarém se revelou “claramente positiva” nestes campeonatos tal não aconteceu já que a participação foi muito superior. Certamente terá de se encontrar um novo modelo de organização destes campeonatos conjuntos.
Nas classificações coletivas a supremacia da Juventude Vidigalense é por demais evidente. Em femininos a diferença de pontos é de quase duzentos pontos e em masculinos é superior a cem. O 2º lugar nas senhoras foi para o Clube Atletismo de Marinha Grande – Imosonho (CAMG-I) com 106 pontos e em masculinos para o Arneirense nos 57 pontos. No 3º lugar ficaram o Atlético Clube de Vermoil com 34 pontos (masculinos) e o Arneirense com 45 (femininos).
Em comparação com os mesmos campeonatos da época passada o Arneirense é o clube que mais sobe. Em masculinos, passa de 5º classificado com 17 pontos para o referido 2º lugar. Em femininos na época passada o clube de Caldas da Rainha nem sequer alcançou classificação coletiva e na presente edição sobe ao 3º lugar do pódio com 45. Quem mais desce é o Atlético Clube de Vermoil que em 2011 se sagrou vice-campeão distrital em ambos os géneros e este ano desce para o 3º lugar masculino, mas com os mesmos pontos e para o 4º em femininos com 35 (82,5 pontos em 2011).
Nos homens, classificaram-se ainda por esta ordem, o Núcleo do Desporto Amador de Pombal (NDAP) com 26 pontos, o CAMG-I com 22, a Casa do Benfica em Alcobaça nos 20, o Grupo de Amigos de Casais do Vento com 8, o Clube de Atletismo da Nazaré nos 6 e a União Desportiva de Santiago da Guarda com 1 ponto. Nas senhoras o NDAP adicionou 7 pontos, tantos como o Centro Social e Paroquial Paulo VI e o Grupo de Atletismo da Caranguejeira.
Como é evidente o claro domínio coletivo da JV tem correspondência no plano individual onde este clube soma aos 11 títulos femininos 13 masculinos. As exceções são as medalhas de ouro das atletas do CAMG-I, Catarina Carvalho (3.000 metros), Marisa Paulino (3.000 metros marcha) e Andreia Monteiro (salto em altura) e de Bruno Pedro, do Grupo de Amigos de Casais do Vento nos 5.000 metros marcha, com 21:41.36 minutos que passam a constituir recorde distrital de juniores, esperanças e absolutos em pista coberta e confirmando progressos que se poderão vir a traduzir em mais chamadas à seleção nacional.
Com três títulos de campeã distrital (logo na sua primeira participação em campeonatos da ADAL) encontramos Sónia Marques (JV) nos 60 metros (7.28 segundos) e nos saltos em comprimento (5,49 metros) e triplo (11,55 metros). Os duplos campeões distritais são Sara Martins (JV) nos 200 e 400 metros, Artur Koshchuk nos 60 metros e salto em comprimento e Ricardo Mendes em 60 metros com barreiras e no salto em altura.
Os campeonatos de Portugal em pista coberta, terão lugar em Pombal nos próximos dias 18 e 19 de Fevereiro.
No próximo fim de semana disputar-se-ão os campeonatos nacionais de juniores neste mesmo cenário (Expocentro-Pombal).

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163