Salto de cavalos à experiência no Municipal de Leiria

O Estádio Municipal de Leiria recebeu, ontem de manhã, uma visita muito especial. Não foi de nenhum político importante, nem de nenhum atleta olímpico. Quem pisou o relvado foi… um cavalo! Isso mesmo, um cavalo que testou a qualidade do piso para acolher provas equestres de saltos.
Depois do râguebi, que invadiu o recinto há duas semanas, quarta-feira foi dia de um centro hípico da região visitar o Magalhães Pessoa, mas também o Centro Nacional de Lançamentos. O objectivo era analisar as condições dos espaços para acolherem um concursos de saltos. Um cavalo pisou os relvados e testou a aderência à relva. Mais de uma dezena de saltos foram efectuados, aparentemente com sucesso.
No caso da resposta dada pela estrutura ter agradado, o objectivo passará por realizar no recinto um evento de nível nacional para, posteriormente, se tudo correr bem, avançar-se para uma prova de nível internacional, como o Dublin Horse Show, espectáculo que decorre na República da Irlanda e que junta mais de 1.500 cavaleiros.
Ora, esta é uma modalidade cara. Quem frequenta estes eventos são pessoas de posses e mesmo não havendo no concelho hotéis de luxo, eles existem na região, para os lados de Óbidos, pelo que a questão, à partida, não se porá.
Para a Leirisport, empresa municipal que gere as infra-estruturas desportivas do concelho, esta é mais uma perspectiva de negócio. É objectivo dos responsáveis tornar o Magalhães Pessoa um espaço o mais multiusos possível, pelo que a opção do hipismo, com todas as cautelas que exige, é mais uma janela que se abre na tentava de tornar ao infra-estrutura remodelada para o Campeonato Europeu de futebol, em 2004, mais rentável. Agora resta saber se está apto, ou não, a receber uma competição equestre.
É evidente que este tipo de acontecimento obrigaria a alguns cuidados – que também foram tomados para o teste – e teria forte impacto no relvado, o único colocado para o Euro que ainda não foi substituído. Na zona dos obstáculos a relva até poderia ter de ser substituída, mas é opinião dos responsáveis que esse seria um dano colateral menor, já que acreditam que este tipo de evento teria enorme relevância para a economia da região.

Futebol internacional em Janeiro
A Leirisport tem prevista mais uma série de actividades para o Magalhães Pessoa. Depois do torneio de emergentes do râguebi, do atletismo e nas iniciativas empresariais, como a feira de stocks StockLight, de 25 a 27 de Novembro, e que teve a visita de oito mil pagantes, o futebol está de volta nos primeiros dias do próximo ano. Nos dias 10 e 12 de Janeiro, a selecção portuguesa de sub-20 defronta, em dois jogos de preparação, a sua congénere da Eslováquia.

Miguel Sampaio (Jornal de Leiria)

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163