O herói de todos nós

Michael Domingues, mais conhecido no meio futebolístico como Mika, nasceu Yverdon (Suiça) no dia 8 de Março de 1991. Aos oito anos Michael veio para Portugal, fruto da decisão dos pais, que decidiram regressar e Biqueiras, aldeia freguesia de Mata Mourisca, foi o local escolhido.
A paixão pelo futebol era uma característica da família e Michael cedo cedeu à paixão pela modalidade. A paixão pela baliza surgiu desde tenra idade e com onze anos ingressa na formação de sub-12 do Sp.Pombal. O seu irmão Frederico (Fred) também representava o clube, neste caso, no escalão de juniores.
No escalão de sub-13 rapidamente deu nas vistas e sem surpresa foi convidada a prestar provas na Academia de Alcochete. O Sporting gostou do que viu e partiu para a aquisição do jovem guarda-redes, mas a sua mãe não permitiu a mudança para Lisboa, porque considerou que Michael era ainda muito novo.
No final da época foi convocado para a Selecção distrital de Sub-13, mas foi preterido a favor de Jeremy, na altura guarda-redes da U.Leiria. Anos mais tarde os papéis inverteram-se.
Na época 2004/05 subiu ao escalão de iniciados, tendo disputado todos os encontros ao serviço do Sp.Pombal, que alcançou a segunda posição na divisão de Honra da AF.Leiria.No final da época foi convidado pelo treinador do SL Marinha, juntamente com os colegas Paulo Martins e Bruno Neves( os dois foram colegas de Michael nos Sub-12 do Sp.Pombal e juniores da U. Leiria ) a reforçarem a equipa do Lisboa e Marinha no Torneio Internacional do Cartaxo.
As boas exibições neste torneio motivaram o convite por parte do Boavista para representar o clube nortenho num torneio, o que tal veio a acontecer. No mesmo ano viria a vestir pela primeira vez a camisola da União Desportiva de Leiria num torneio na Marinha Grande, actual casa da formação leiriense.
Michael ajudou o clube leiriense a conquistar o torneio nas grandes penalidades, onde defendeu sem luvas os pontapés da marca de grande penalidade. Pouco tempo depois deste torneio voltou a prestar provas no Sporting e no Benfica.
No ano seguinte, Michael era iniciado de segundo ano e era para ter rumado para a União de Leiria, mas tal não aconteceu, porque o Sp.Pombal foi convidado a participar no campeonato nacional da 1ªdivisão, fruto da desistência do Portomosense. O guardião natural de Biqueiras tinha então 14 anos e ao serviço do Sp.Pombal realizou uma grande temporada, sendo titular indiscutível.
O mesmo não sucedia na Selecção distrital, onde estava tapado por João Guerra.
A passagem para o escalão de Juvenis significou a passagem para a U.Leiria. Os primeiros tempos na cidade do Lis não foram fáceis para Michael, porque Ivo, actual guarda-redes do Avelarense, era o titular das redes unionistas.
Após o término do campeonato de juvenis, Michael integrou a equipa B da U.Leiria e alcançou o título distrital da 1ªdivisão.
Na temporada 2007/2008, Michael a cumprir o segundo ano do escalão de juvenis é titular absoluto da baliza unionista. Nesta temporada a U.Leiria atingiu a segunda fase do campeonato.
A passagem para o escalão júnior voltou a não ser fácil para Michael, porque não teve muitas oportunidades para ser titular. O Guarda-redes Pedro Bico era o titular da baliza.
Na época 2008/2009, Michael não começa a temporada como titular, mas há quarta jornada agarrou a titularidade e nunca mais a perdeu. Michael começa a trabalhar regularmente com a equipa sénior, onde trabalha com Hugo Oliveira, actual treinador de guarda-redes do Benfica.
O jovem guarda-redes termina a época como terceiro guarda-redes da U.Leiria e esteve em vários estágios da Selecção de Sub-19.
A partir daqui tudo decorreu rapidamente, primeiro a estreia diante o Vitória de Guimarães para a Liga principal, onde foi considerado o melhor jogador em campo. Na última temporada defendeu as redes unionistas diante o Sporting, Marítimo e Benfica. Diante a formação sportinguista voltou a ser considerado o melhor em campo.
Arlindo Martins acompanhou de perto a evolução do guarda-redes que brilha no Mundial de Sub-20.
Para Arlindo Martins, actual responsável pela formação dos Caseirinhos, Michael merece inteiramente o sucesso que está a viver neste momento. “ Sempre demonstrou que tinha muitas capacidades para ser guarda-redes. Não tinha apenas altura, tinha muita qualidade. Merece esta fase que está a viver, pois sempre trabalhou imenso, para além de ser um jovem extremamente humilde que nunca se deixou envaidecer”, realça.
Arlindo Martins destaca o papel da família no crescimento de Michael. “ Não é a toa que o Michael dedica todos os êxitos que tem alcançado à família. O pai e o irmão sempre o apoiaram, dando-lhe sempre os conselhos necessários para ser um jogador profissional. A família tem razões para estar orgulhosa do sucesso que o Michael tem tido, pois tem uma quota-parte muito importante”.
Gonçalo Ramos acampanhou de perto a carreira de Michael, dado que mora perto da aldeia de Michael Domingues. O ex-jogador da Ranha e que também representou o Sp.Pombal nos escalões de formação destaca que “ O Michael é um exemplo para todos. Lutou sempre por um objectivo e está a concretizá-lo. É um guarda-redes com muita qualidade e fico feliz por ter ingressado no Benfica. Desejo-lhe as maiores felicidades, pois ele a família bem o merecem”.
Agora segue-se a final do Campeonato do Mundo de Sub-20 e depois a aventura no Benfica.

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163