Futsal para os mais novos

Foi com grande orgulho que recebi o convite do Record para falar sobre esta modalidade que tanto amamos e que tanto nos dedicamos de corpo e alma. Uma vez que, além de treinador de futsal, sou professor de educação física, de alunos no escalão etário desde 10 – 16 anos, não poderia deixar de dar destaque ao "futsal dos mais novos".

Atualmente a agitação e o ritmo de vida com que nos deparamos diariamente leva-nos por vezes a uma necessidade de que o dia tenha mais meia dúzia de horas por dia, para que possamos fazer tudo aquilo a que nos propomos… Por outro lado somos também invadidos por uma vasta oferta de actividades de caráter fácil e mais cómodo (televisão, cinema, Play Station…). Isto tudo para reconhecer o grande mérito que cada vez mais possuem as pessoas que dirigem as coletividades com equipas de formação, muitas vezes em prejuízo da sua vida pessoal e sem fins lucrativos. Este reconhecimento é obviamente extensível aos treinadores, que por vezes assumem o papel não só de treinadores como também de pais, irmãos, amigos, "taxistas", professores etc.

A atividade física é cada vez mais imprescindível quer em termos de saúde, quer mesmo na perspetiva de formação dos nossos jovens, desviando-os de práticas menos corretas, favorecendo o espírito de grupo e de equipa, contribuindo para a aquisição de hábitos de higiene pessoal, e cumprimento de regras de disciplina.

É essencialmente ao nível da formação que queria destacar o papel fundamental do desporto, nomeadamente o futsal, no desenvolvimento social da criança e do jovem. Quando nos preocupamos com o futsal dos mais novos, não podemos ignorar as alterações das condições de vida, a escola, a família e a dificuldade que sentimos em organizar o tempo livre. "O futebol de rua" foi desaparecendo gradualmente, dando agora lugar às mais variadas actividades. Para que o nosso futsal continue a sua evolução e hegemonia, e que seja cada vez mais reconhecido relativamente às outras actividades é necessário que o serviço prestado pelos clubes seja cada vez melhor, que tenha cada vez mais qualidade. Para isso é imprescindível critério na selecção de "formadores/treinadores" capazes.

Por tudo o que foi referido é fácil reconhecer a enorme importância das coletividades e das pessoas que formam e educam os nossos jovens, e que diariamente e sem qualquer contrapartida financeira se dedicam à causa…

Bem-haja a todas a coletividades e treinadores que formam e educam os "futsalistas do futuro".

NUNO DIAS*

*Licenciado em Educação Física (Prof. Colégio Dr. L. P. Costa) e Treinador de Futsal Nível 3 (Instituto D. João V

www.record.pt

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163