Um olhar sobre o desporto no distrito

Após alguns meses sem escrever neste espaço, decidi hoje voltar a escrever um artigo de opinião sobre o futebol distrital e algumas preocupações que ocupam a minha mente face à terceira divisão e ao novo modelo competitivo que vai ser apresentado às Associações. E ainda há tempo para falarmos sobre arbitragem e outras modalidades.
Começando pelo futebol, realce para a espectacular  prestação do Sp.Pombal, desde a entrada de Fernando Mateus. Quatro vitórias, em outros tantos jogos. O Caldas a apostar firmemente na formação, está também a dar sinais de melhorias. Já o Peniche, atravessa uma fase complicado, até porque tem muitos jogadores lesionados. Já o Marinhense, devagar devagarinho, continua nos primeiros lugares. Esperamos que as equipas do distrito de Leiria alcancem a manutenção, para que não aconteça o mesmo do ano transacto.
Não podia deixar de destacar a espectacular prestação da União Desportiva da Serra na 2ªdivisão nacional, que neste momento ocupa a vice-liderança. Sem dúvida está de parabéns a turma de Santa Catarina da Serra.
Nos distritais de Leiria, as minhas previsões não saíram erradas, no que diz respeito à divisão de Honra e 1ªdistrital-Zona Norte. Na divisão maior, o Portomosense tal como seria de esperar lidera a competição, com um surpreendente Marrazes na vice-liderança. Pela negativa referência para a Ilha que somou ainda apenas um ponto. Na 1ªdistrital-zona Norte, tal como tinha previsto, superioridade por parte do Ansião e  Pedroguense, Referência ainda para a sequência de vitória do Arcuda e Alvaiázere. Saliência ainda para a Pelariga, que uma vez mais, não larga os lugares cimeiros.
Na Zona Sul, o Valcovense lidera e parece ser a equipa mais forte do campeonato. A luta pelo segundo lugar, vai ser muito interessante, mas neste momento o Santo Amaro é o dono desse lugar. Durante a pré-época o Santo Amaro venceu o Torneio do Derbie e desde logo se percebeu, que a turma de Sandra Ferreira tinha argumentos para realizar uma boa temporada. Pela negativa referência para o Bidoeirense, que está rubricar uma má campanha, mas também é necessário ter em conta que a formação de Miranda é extremamente jovem.
Falando ainda de futebol é com agrado que tenho reparado que tem havido  um maior acompanhamento nas selecções distritais da AF.Leiria. Na selecção de sub-14, já se realizou um treino no norte do distrito e agora vai realizar-se um  na Boavista (zona centro do distrito) e Caldas da Rainha (zona Sul do distrito). Mérito para Paulo Ribeiro, que tem conseguido reunir um maior leque de atletas para observação.  Aquando da passagem de Rui Bandeira, sempre mostrei o meu desagrado por não se observar jogos da zona Norte, ou não ter algum olheiro nesta zona, para poder dar as indicações, quanto aos melhores atletas em questão.
Saindo agora do futebol, falamos agora de arbitragem, é com agrado que vi ontem Olegário Benquerença e Valter Oliveira e Luís Marcelino no Guimarães-Benfica. Globalmente o trabalho foi positivo, mas o trabalho do árbitro mais conceituado em Portugal, ficou manchado pela não marcação de uma grande penalidade a favor dos vimaranenses. Apesar de tudo, Olegário Benquerença mostrou que se encontra a um bom nível, ele que ambiciona ser um dos árbitros eleitos para o Mundial 2010.
Em termos distritais, e após ter consultado o site da AF.Leiria pode constatar a lista de árbitros de 1ªA, onde estão incluídos, Vera Costa, Rudy Silva, Márcio Ferreira, Ricardo Martinho, André Duarte, Nuno Rodrigues e Rui Figueiredo. Face ao que conheço destes sete árbitros, posso afirmar que todos tem talento e qualidade para chegar  à 3ªcategoria. Realce para a presença de Vera Costa, neste lote, o que confirma a qualidade desta jovem árbitra. Já tive a oportunidade de assistir a um encontro apitado por esta jovem árbitra e confesso que gostei, embora no aspecto disciplinar tenha deixado algo a desejar. Rudy Silva é um jovem talentoso, a quem reconheço qualidades e considero-o como um dos grandes candidatos à subida de escalão. Márcio Ferreira é também um jovem árbitro, já com bastante experiência nos distritais, factor que pode ser decisivo. Tem realizado boas arbitragens e este ano pode ser o ano da subida. Ricardo Martinho, é outro árbitro que por certo será um dos candidatos. A pecha de Ricardo Martinho é o capítulo disciplinar, onde por vezes comete alguns exageros. Do que tenho visto, só posso elogiar Ricardo Martinho.Rui Figueiredo é um jovem com muito potencial e concerteza mais cedo ou mais tarde vai chegar à 3ªcategoria, porque tem qualidade para isso. Para finalizar, André Duarte e Nuno Rodrigues, dois árbitros que também já vi a apitar e confesso que não fiquei com a melhor das impressões. Um dia menos feliz, todos temos e foi apenas isso que se passou. Dois árbitros a rever, para poder ter uma opinião mais pormenorizada.
Agora no futsal, realce para o belíssimo campeonato do Instituto na 1ªdivisão e do U.Leiria na 3ªdivisão. Na divisão de Honra, o campeonato promete, com Ribeirense, Nadadouro e Mata dos Milagres na luta. A nível feminino, Golpilheira e Caranguejeira vão esgrimir forças pelo título distrital.
Para finalizar, li no passado sábado no Jornal “ A Bola”, um artigo em que falava de um possível modelo para a 3ªdivisão, que essencialmente passava pela extinção desta competição e as equipas que militam neste escalão iriam competir nos distritais e o vencedor do campeonato iria disputar uma poule de acesso à 2ªdivisão e só os seis melhores terão acesso à subida. Eu questiono-me sobre esta ideia, que não me agrada em nada, tal como o actual modelo da 3ªdivisão que é um aberração. Este modelo se for aprovado, é mais tiro no escuro no futebol português. Quem de direito reflicta sobre esta questão, porque eu não consigo perceber como é possível a FPF ter em mente avançar com este projecto. Uma vez mais neste projecto está Júlio Vieira, presidente da AF.Leiria, que pode voltar a não ficar bem na fotografia.
Até à próxima.

 Últimas notícias

 Ricardo Silva quer chegar aos sessenta golos, número que a concretizar-se seria histórico e poderá tornar o avançado pombalense, como o melhor avançado de todos os campeonatos em Portugal.

 Hugo Rosa ingressou esta semana no Ansião. É sem dúvida uma notícia para o futebol distrital, dado que é um jogador de inegável qualidade. Conheço muito bem o Hugo e sei que vai ser uma das figuras no Ansião.º

O guarda-redes Sérgio, tem sido uma das figuras do Portomosense e demonstra claramente valor para campeonatos mais cimeiros. 

 Ricardinho está de volta ao Bombarralense e é sem dúvida uma boa notícia para Rui Almeida, pois o avançado é um jogador acima da média para esta competição.

Óbidos, Pelariga, Juncalense e Moita do Boi foram os tomba-gigantes da 2ªeliminatória da Taça distrital. Destaque pela negativa para as eliminações de Santo Amaro, Pataiense, Vieirense e Gaeirense.

O Colégio João de Barros venceu na última jornada o Gil Eanes e continua no 3ºlugar do campeonato da 1ªdivisão feminina. Este sábado realiza-se o encontro diante da Juve Lis, que terminou empatado na primeira volta.

 Cid Ramos

 

 

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163