quatro mosqueteiros do apito

Esta semana deu-me para escrever sobre a arbitragem e nomeadamente sobre quatro árbitros, que ao que apurei estão na lista para subir de divisão. À semelhança dos últimos anos, as arbitragens nos distritais de Leiria têm sido muito contestadas, até pelo velho hábito português, quando se perde, o árbitro é o bode expiatório. Há cerca de um mês, árbitros da AF.Castelo Branco começaram a realizar encontros no norte do distrito e logo houve motivos para elogios. Eu assisti a um jogo apitado por Francisco Madeira da AF.Castelo Branco e não vou dizer se é pior ou melhor que os árbitros da AF.Leiria, mas uma coisa eu vi diferente dos árbitros da AF.Leiria, o capítulo disciplinar, que é na minha opinião a grande lacuna dos árbitros distritais. As regras são claras, mas os critérios variam. Eu vejo em média um jogo por jornada e todos os jogos reparo na mesma situação, muita incoerência em termos disciplinares. Naquele jogo que assisti, vi a diferença e comentei com o meu irmão Marco, que realmente era diferente a postura disciplinar. Sempre coerente ao longo do encontro.
Após ter divagado para o capítulo disciplinar, vou falar sobre os quatro árbitros questão. São eles, Paulo Ferraz, Márcio Ferreira, Luciano Gonçalves e Romão Santos. Começo por Paulo Ferraz, que considero um árbitro bastante sóbrio e sempre perto dos lances. No capítulo disciplinar, não é muito apologista do amarelo fácil e fala cordialmente com os jogadores, aspecto que gosto muito nos árbitros. Realizou uma arbitragem segura no Pelariga-Moita do Boi. Márcio Ferreira é outro dos nomes apontados para subir de divisão. Vi apenas uma vez esta época este árbitro e logo num jogo em que realizou uma má arbitragem. Falo do Ranha-Pelariga. Penso que Márcio Ferreira ficou afectado pelo primeiro penaltie que marcou a favor da Ranha, que a mim me deixou muitas dúvidas e depois foi pior a emenda que o soneto, ao considerar simulação de um avançado da Ranha, num penaltie indiscutível. Valeu a Márcio Ferreira, o observador ao jogo ter vindo observar um dos árbitros auxiliares no encontro, porque senão, teria uma nota fraca. Sei que o Márcio Ferreira, é bom árbitro e capaz de muito melhor e algumas crónicas feitas pelo derbie confirmam isso mesmo, mas teve azar, eu apenas vi aquele jogo. No que diz respeito a Luciano Gonçalves, assisti ao Alvaiázere-Peniche, em que realizou uma boa arbitragem e esteve bem no capítulo disciplinar.   Já tive oportunidade de o ver em mais jogos, alguns em que cometeu erros, mas nunca lhe dei uma nota negativa, porque realmente tem qualidade. Por último Romão Santos, que na época passada era o meu árbitro preferido, porque realmente destacava-se pela qualidade da arbitragem, mas acho que tem que ser cordial com os jogadores. Este ano vi alguns jogos de Romão Santos, nuns em que esteve bem, outros mal. No Ranha-Guiense para a Taça,  o penaltie assinalado contra a Ranha, não existe, mas Romão Santos foi enganado pelo jogador do Guiense. Aqui nesta situação, que acontece frequentemente, é obrigatória maior atenção por parte dos árbitros auxiliares.
Estes são quatro bons árbitros e penso que com qualidade para subir à terceira categoria e espero que consigam após a subida manter-se no Nacional, o que não é fácil devido a algumas “condicionantes”.

Últimas notícias
O que se passou em Avelar, é mais um má imagem do futebol distrital, que felizmente não tem muitos casos destes. Felizmente nada de grave se passou, mas podia ter sido bem pior, veja-se o caso de Pedro Almeida.

A Ilha voltou a empatar com os Simonenses e na próxima jornada, caso perca nas Meirinhas e a Pelariga e a Moita ganhem, a luta pela subida fica relançada. Pessoalmente acho que a Ilha vai subir, mas o futebol é cheio de surpresas.

A U.Matamourisquense está a realizar um campeonato bastante interessante. Mérito de Henrique Rato e do seu grupo de trabalho, que possui alguns jogadores muito interessantes.

O Pataiense é uma pedra no sapato do Peniche. Esta época uma vitória e um empate frente ao líder do campeonato. A próxima época acredito que a formação de Pataias, vai ser candidato à subida.

O distrito de Leiria recebe um Torneio Internacional de sub15 na zona oeste. O distrito de Leiria possui excelentes condições e há que criar meios, para que mais torneios se realizem no nosso distrito.

Eduarda Pinheiro, é a capitã da Selecção Nacional de Juniores A feminina. A jogadora do Colégio João de Barros é sem dúvida uma das melhores jogadoras, que sai da formação da equipa meirihense. Talento não lhe falta, vamos ver se lhe é permitido ter uma carreira de sucesso.

Amanha é o dia do pai e não posso deixar de passar esta data em claro. Oderbie foi criado para homenagear o meu pai já falecido e amanha penso que uma vez mais,  ele vai sorrir e vai me chamar doido por continuar nisto, sem ganhar nada em troca. Mas  ele ensinou-me quando damos, não temos que receber, por isso este site é para ti, mesmo sem tu estares aqui, ao pé de mim.

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163