Arbitragens de luxo

Após se ter assistido a jogos sem Equipas de Arbitragem, e em que a confusão era uma constante, levando mesmo a que em muitos deles presenciássemos cenas menos dignas, eis que após muitas reclamações perante a Associação de Futebol de Leiria, alguma coisa começou a mudar, para melhor; neste escalão do futebol distrital: – Os Juniores.
Tudo isto tem a ver com os dois últimos jogos de Juniores a que assistimos em Castanheira de Pera.
Um, cujo adversário foi o Guiense no dia 23 de Fevereiro, o outro foi no passado dia 08 de Março com o Alegre Unido. Em ambos estes jogos, as equipas de arbitragem vieram da Associação de Futebol de Castelo Branco.
Rui Miguel Cristóvão Dias e Tiago Gonçalves foram os jovens árbitros que, em Castanheira de Pera, deram o exemplo de como um Árbitro deve agir e interagir no campo de jogo e entre os jovens atletas do escalão de Juniores.
Sempre com uma postura excelente em campo, davam as primeiras lições a muitos dos Árbitros da Associação de Futebol de Leiria, quando á entrada da porta do seu balneário se via a diferença:
– Ambas as equipas de Arbitragem colocaram logo de imediato a sua identificação, a ficha de “Constituição de Equipa”, o que não acontece com as diversas equipas que vêem da Associação de Futebol de Leiria.
Depois, a sua postura em campo, numa atitude responsável e sabendo manter as distâncias sem serem indelicados ou mesmo mal educados.
Decerto que o facto de não conhecerem os atletas das diversas equipas do distrito de Leiria, terá facilitado a sua tarefa, pois não tinham intimidades com os mesmos, ou vice versa.
Marcando as faltas que “tiveram de marcar”, fizeram-no com uma atitude didáctica e sem serem ‘agressivos’ para com os atletas faltosos.
Atitudes essas que se revelaram benéficas mesmo no comportamento dos adeptos que se encontravam em campo.
Parece-nos que o cursos  dados na Associação de Futebol de Castelo Branco são muito diferente dos da Associação de Futebol de Leiria…
Parafraseando um delegado ao jogo entre o SCPB e o Alegre Unido (delegado visitante), “talvez fosse bom que os árbitros da AFL tivessem algumas aulas com os seus colegas da AFCB”.
Parece-nos haver alguma verdade nesta frase…
Terminando, os nossos parabéns sinceros pela atitude da AFL em ter a AFCB na ajuda em culmatar as faltas dos árbitros em alguns jogos de Juniores no districto de Leiria. Parece-nos que a única falha existente, foi a de não o terem feito há mais tempo.

Filipe Lopo

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163