Esta semana ficou marcada pela saída de António Lagoa do Alvaiázere e pela ida de Chico Galvão para o Sourense. Saliência ainda para a vitória do Pilado no reduto do Gaeirense, numa vitória que tira todas as dúvidas, se é que havia, que a equipa comandada por José Ricardo possui argumentos para lutar pela subida de divisão.
Em Alvaiázere no início de época, ambicionava-se uma época tranquila sob o comando de António Lagoa, até pela qualidade dos reforços. Mas tal não aconteceu e António Lagoa acabou por sair, vítima dos maus resultados. Ao agora ex-treinador fica o mérito de ter trazido novamente o Alvaiázere após vários anos de ausência.
Agora o Alvaiázere procura um novo treinador, que deve ser conhecido apenas na próxima semana, sabendo-se que quem assumir o cargo, não terá tarefa fácil, devido à situação bastante incómoda que a formação do norte do distrito ocupa. O jogo de domingo em Avelar é fundamental para os alvaiazerenses, eu diria até mais, é importante para ambas as equipas, dado que o Avelarense está no lugar acima.
Já Chico Galvão regressa às lides do futebol, como novo treinador do Sourense, num regresso a uma casa que bem conhece, dado que, já foi treinador-adjunto. Consciente das dificuldades que o clube atravessa, Chico Galvão tem como tarefa colocar a formação de Soure nos seis primeiros lugares da tabela, tarefa que pode ser conseguida, embora tudo possa acontecer, numa competição extremamente equilibrada, com muitas equipas separadas por muito poucos pontos. Neste momento o Sourense é sétimo, a apenas três pontos do quarto lugar. O técnico pombalense não teve a sorte do seu lado em Figueiró dos Vinhos, mas espera agora ter sucesso no Sourense, para quem sabe, dar um salto na sua carreira de treinador. Chico Galvão já comandou várias equipas dos distritais de Leiria, com destaque para Arcuda, Meirinhas, Chão de Couce e Fig.Vinhos.
Para finalizar, o Gaeirense perdeu pela primeira vez no campeonato diante do Pilado e Escoura. Esta derrota por certo não vai abalar um conjunto de Eduardo Silva que por certo irá regressar novamente à divisão de Honra. O Pilado venceu onde muitos não esperariam e desta forma mantém-se no segundo lugar, mas com apenas um ponto de vantagem sobre o Atouguiense. A luta pelo segundo lugar está ao rubro na Zona Sul e o mesmo pode passar-se na zona Norte, porque caso Ilha e Pelariga empatem no domingo e a Moita do Boi vença a U.Matamourisquense, a equipa de Paulo Borges, reentra na luta pela subida. Esta competitividade é de salutar e é importante para o campeonato, que desta forma ganha mais interesse.
Últimas notícias
Paulo Neves esteve perto de ingressar no Alvaiázere, mas após negociações, decidiu permanecer no Sp.Pombal. Decisão certa ou errada deixo para quem de direito, agora considero que Paulo Neves era uma boa escolha para suceder a António Lagoa, dado que conhece bem o campeonato e também os jogadores.
A Biblioteca está a atravessar uma fase extremamente negativa e já não vence há várias jornadas. No domingo deslocação ao reduto do Guiense e caso não vença, a situação na tabela pode complicar e muito.
Por outro lado o Vieirense tem subido na tabela após a saída do técnico João Marques. Somando pontos aqui e acolá, já soma 21 pontos.
Vida cada vez mais difícil para o Pedroguense, que continua sem sair da lanterna vermelha. Resta esperar pelas próximas jornadas, para ver se há esperança na manutenção ou não.
Até para a semana
Cid Ramos