Factor psicológico

Jogo Aberto

Não sou um especialista em psicologia nem em sociologia, e por isso falo apenas do que vou observando no nosso futebol.
Um dia, um grande treinador disse-me em directo e ap�s um jogo em que a sua equipa tinha virado um resultado negativo de 3-0 para 3-4 a seu favor: ?cada vez mais me convenço que o factor psicol�gico � o mais importante?. Ouvi e percebi. Naquele dia, a sua equipa perdia 3-0 ao intervalo, depois de uma 1ª parte em que os jogadores se mostraram apáticos e incapazes de por exemplo acertar um passe curto ou fazer uma triangulação. Depois do intervalo, a mesma equipa, os mesmos jogadores, vinham completamente transfigurados e com outra atitude. Viraram o jogo e o resultado e acabaram por vencer.
Nos jogos de taça o factor psicol�gico ganha particular notoriedade. Basta reparar-mos no que aconteceu ao Vieirense na Ortigosa, ou a outros clubes que defrontaram clubes de escalão inferior e sentiram enormes dificuldades. Podemos at� olhar à taça de Portugal em que o Ribeirão venceu o Rio Ave em Vila do Conde e o Penafiel levou quatro do Lixa. Dá que pensar. Certamente que o treinador do Penafiel não trocaria o seu plantel pelo do Lixa, mas a verdade � que naquele dia eles foram mais fortes e os jogadores de penafidelenses não conseguiram contrariar a motivação do adversário.
Na verdade, se conversarmos com alguns treinadores, apercebemo-nos de que já não há muito para inventar a n�vel f�sico, táctico ou t�cnico. Cada vez mais as diferenças entre as equipas está no aspecto psicol�gico e os treinadores que melhor trabalham este factor são os que obtêm melhores resultados.
O pr�prio Jos� Mourinho, de quem não sou particular admirador mas a quem reconheço competência, apesar de ser sabido que trouxe algumas inovações nas metodologias de treino, assenta na motivação dos seus jogadores e na forma �mpar como sabe defender o grupo a sua principal chave para o sucesso.
Há muito por onde falar quando o tema � ?a psicologia no futebol?, eu fico por aqui e subscrevo o que o outro senhor me disse há uns anos atrás: ?cada vez mais me convenço que o factor psicol�gico á o mais importante?.

Filipe F. Ruivo

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163