A equipa do Burinhosa continua a escrever com letras de ouro a página mais bonita da sua história desportiva. Depois do terceiro lugar alcançado na fase regular da Liga Sport Zone de Futsal, o conjunto de Pataias carimbou este domingo o seu apuramento para as meias-finais do play-off, após derrotar o Modicus, por quatro bolas a três, na ‘negra’ dos ‘quartos’ em que ao intervalo a vantagem pertencia aos sandinenses (1-3).
Quem viu o jogo de sábado – vitória do Burtinhosa por 4-1 -, não podia esperar pelo que aconteceu no domingo, no Pavilhão Gimnodesportivo da Burinhosa. No início do jogo, viram-se as duas equipas a praticarem um bom futsal e a procurarem constantemente o golo, com boas jogadas de parte a parte.
Aos 4 minutos, o golo acabou por surgir para os homens da casa, por intermédio do sujeito do costume: Nino, que mostrou como se faz.
O jogo estava intenso e numa jogada rápida do Modicus, o guarda-redes Welton pontapeou a bola com força e esta bateu com violência na face de Russo, que teve de sair em maca. No consequente canto, Claudinho colocou involuntariamente a bola na sua própria baliza, permitindo aos visitantes alcançarem a igualdade.
O golo sofrido afetou os homens da casa e aproveitou o Modicus para desenhar jogadas de belo efeito que resultaram na ‘cambalhota’ do marcador. Marcaram Óscar e Norinho, conferindo uma vantagem de dois golos à sua equipa, que viria a ser conservada até ao intervalo.
A segunda parte trouxe um cariz diferente. Ao contrário do equilíbrio registado nos primeiros vinte minutos, o domínio pertencia agora ao Burinhosa. A pressão dos pupilos de Kitó Ferreira era grande, mas a equipa pecava na hora da finalização, muito por culpa da boa e solidária organização defensiva dos sandinenses.
A oito minutos do final, o técnico do Burinhosa apostou no guarda-redes volante e a estratégia acabaria por resultar em pleno. Pimpolho, através de um remate cruzado, reduziu para 2-3 e acordou um pavilhão que desde aí até final pareceu um vulcão em erupção no apoio aos homens da casa, com os adeptos, de pé, a puxarem pela sua equipa. O Modicus tremeu e a ‘virada’ aconteceu em pouco tempo, com golos de Espanhol e Bruno Cintra.
Até final, o técnico Emídio Rodrigues lançou o 5×4+GR, na tentativa de chegar ao empate, mas o Burinhosa agarrou com unhas e dentes a oportunidade da passagem às meias-finais, mantendo a sua baliza inviolada até ao último apito da dupla de árbitros que viajou de Coimbra.
Nas meias-finais do play-off, o Burinhosa irá defrontar o Benfica, com o primeiro jogo a ser disputado na aldeia de Pataias, sendo que as duas restantes partidas (a última só em caso de empate na eliminatória) terão lugar na Luz.
FUTSAL GLOBAL

23 Maio 2016
Cid Ramos
Categoria: 